URUGUAIANA JN PREVISÃO

Referencial Curricular Gaúcho é tema de encontro em Uruguaiana

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O desenvolvimento de um trabalho de qualidade no ensino refletindo sobre o atual contexto educacional e a necessidade de uma reestruturação curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC). Estes foram os principais temas enfocados durante a realização do Encontro Referencial Curricular Gaúcho desenvolvido na última quarta-feira, 24/10, em Uruguaiana. No encontro, estiveram reunidos representantes de inúmeros municípios de abrangências da região da Fronteira Oeste. Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), o encontro foi desenvolvido no auditório do Colégio Marista Sant'Ana e reuniu mais de 300 profissionais de educação.

O evento foi aberto com a apresentação de dança de alunos da EMEB Rui Barbosa. Após, houve a recepção por parte do secretário municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, aos professores que participaram da atividade. Em seguida, o prefeito Ronnie Mello falou sobre a necessidade da realização de um evento que debate questões tão importantes da educação.

Como convidadas para o evento estiveram em Uruguaiana, as professoras Marléa Ramos Alves, ex-secretária de Educação de Caxias do Sul e coordenadora executiva da Undime; e Cleuza Rodrigues Repulho, integrante do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e consultora do Centro de Referências para a Educação Integral.


Referencial Curricular Gaúcho

Com o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, buscou junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com previsão de implementação em 2019, o novo projeto visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conforme a professora Marléa Ramos Alves, o Referencial Curricular Gaúcho tem o objetivo de fazer um resgate do conhecimento da história dos diferentes povos que formaram o estado. "A proposta, direcionada para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, é utilizar as produções pedagógicas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando os conteúdos com as temáticas tradicionalistas nas áreas de cultura, religiosidade, linguística, folclore e literatura", explicou.

Rede Municipal inicia processos de matrícula e rematrículas para 2019 Anterior

Rede Municipal inicia processos de matrícula e rematrículas para 2019

Festival de Dança Escolar reúne cerca de 400 alunos no Teatro Municipal Próximo

Festival de Dança Escolar reúne cerca de 400 alunos no Teatro Municipal

Deixe seu comentário