Referencial Curricular Gaúcho é tema de encontro em Uruguaiana
Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O desenvolvimento de um trabalho de qualidade no ensino refletindo sobre o atual contexto educacional e a necessidade de uma reestruturação curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC). Estes foram os principais temas enfocados durante a realização do Encontro Referencial Curricular Gaúcho desenvolvido na última quarta-feira, 24/10, em Uruguaiana. No encontro, estiveram reunidos representantes de inúmeros municípios de abrangências da região da Fronteira Oeste. Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), o encontro foi desenvolvido no auditório do Colégio Marista Sant'Ana e reuniu mais de 300 profissionais de educação.
O evento foi aberto com a apresentação de dança de alunos da EMEB Rui Barbosa. Após, houve a recepção por parte do secretário municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, aos professores que participaram da atividade. Em seguida, o prefeito Ronnie Mello falou sobre a necessidade da realização de um evento que debate questões tão importantes da educação.
Como convidadas para o evento estiveram em Uruguaiana, as professoras Marléa Ramos Alves, ex-secretária de Educação de Caxias do Sul e coordenadora executiva da Undime; e Cleuza Rodrigues Repulho, integrante do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e consultora do Centro de Referências para a Educação Integral.
Referencial Curricular Gaúcho
Com o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, buscou junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com previsão de implementação em 2019, o novo projeto visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conforme a professora Marléa Ramos Alves, o Referencial Curricular Gaúcho tem o objetivo de fazer um resgate do conhecimento da história dos diferentes povos que formaram o estado. "A proposta, direcionada para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, é utilizar as produções pedagógicas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando os conteúdos com as temáticas tradicionalistas nas áreas de cultura, religiosidade, linguística, folclore e literatura", explicou.
Deixe seu comentário