URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ensino Superior

Tudo o que você precisa saber para o Enem 2023

Nos dias 5 e 12 de novembro, mais de 3,9 milhões de brasileiros são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Rio Grande do Sul, são 192,7 mil inscritos em 106 municípios onde o exame será aplicado. A avaliação é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil e, portanto, é importante que os candidatos estejam informados e preparados.

O Enem existe desde 1998 e todos os anos movimenta milhões de estudantes brasileiros. Alguns já conhecem o edital, publicado em maio pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como a palma da mão; outros, por outro lado, ainda não estão familiarizados com as regras do exame. Para ajudar nos preparativos para uma das provas mais aguardadas do ano, GZH montou uma lista com tudo que você precisa saber sobre o Enem 2023.

Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h nos dois dias. É proibido entrar após o fechamento. O local de prova será informado no cartão de confirmação da inscrição e poderá ser conferido na página do participante.

As provas começam às 13h30min, e o candidato que começar antes da autorização do chefe de sala será eliminado. No primeiro domingo, 5 de novembro, a aplicação terá 5h30min de duração, com término às 19h. No segundo domingo, 12 de novembro, são cinco horas de prova, com o final do exame previsto para 18h30min.

O tempo mínimo de permanência na sala é duas horas. O participante que sair antes disso será eliminado. O caderno de questões só poderá ser levado pelos candidatos que deixarem as salas faltando 30 minutos para o término da prova.

Apenas dois itens são obrigatórios para realizar as provas: documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É aconselhado que o estudante leve mais de uma caneta, para reserva, caso uma estrague ou seja extraviada. Os documentos aceitos são: Carteira de identidade, Passaporte, Carteira de habilitação, Carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997, Carteira de Registro Nacional Migratório ou documento provisório de Registro Nacional Migratório. Em formato digital, é possível usar e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentado nos aplicativos oficiais

Além da caneta e de documento oficial, outros itens que podem tornar a experiência mais tranquila. Para começar, é recomendado que o participante leve o cartão de confirmação da inscrição impresso. Os estudantes podem levar garrafas de água e lanches como chocolates, salgadinhos e frutas, por exemplo. O edital ressalta, porém, que quem não permitir que o fiscal vistorie o alimento pode ser eliminado.

Ainda, há objetos que não podem ficar de posse do candidato ou que devem ser guardados dentro do porta-objetos oferecido pelos fiscais de sala. A lista completa está no edital.

Encontro sobre Saúde Mental debateu perspectivas para o futuro Anterior

Encontro sobre Saúde Mental debateu perspectivas para o futuro

Supervisores participam de formação Próximo

Supervisores participam de formação

Deixe seu comentário