URUGUAIANA JN PREVISÃO

Vestibular

UFSM retoma vestibular em julho com mais de 400 vagas

Repodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O edital do vestibular será lançado em 12 de maio, mesma data de início das inscrições.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) relatou na sexta-feira, 5/5, como será a retomada do vestibular, após nove anos com ingresso somente pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O retorno do processo seletivo se dá após a instituição aprovar a ampliação de métodos de ingresso possíveis.

Para preencher 30% das vagas de ingresso no segundo semestre de 2023, a instituição fará uma edição extraordinária do vestibular. Os 70% restantes serão preenchidos pelo edital do Sisu no segundo semestre, que ainda não foi divulgado.

Segundo o pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, o edital do vestibular será lançado ainda nesta semana, no dia 12/5, mesma data de início das inscrições. Elas seguem até 12/6. Não foi confirmada a taxa para inscrição, mas, conforme a reitoria, ela não deve passar do valor cobrado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — que, em 2022 foi de R$ 85.

Ao todo, serão 469 vagas disponíveis, sendo 395 em 33 cursos para Santa Maria, 57 em cinco cursos para Cachoeira do Sul e 17 vagas para o curso de administração, em Palmeira das Missões.

As provas serão aplicadas no dia 9 de julho, nos dois turnos. Serão duas provas, e os conteúdos cobrados coincidem com o que é, hoje, ensinado no Ensino Médio, nas chamadas trilhas de conhecimento. Pela manhã os estudantes responderão questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Administração e Filosofia), Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (química, física e biologia) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática e Estatística). Na prova da tarde, os alunos terão de fazer uma redação, além de responder questões de Linguagens e suas Tecnologias, que contemplam Educação Física, Artes, Línguas, Literatura e Computação.

Neste primeiro vestibular, todas as trilhas de conhecimento terão peso igualitário, para todos os cursos. A instituição avalia, para as próximas edições, regular os pesos das trilhas conforme a proximidade de assuntos com o curso pretendido. Para os aprovados, as aulas começam em 7 de agosto.

Entidades médicas querem derrubar novas vagas da Ulbra Anterior

Entidades médicas querem derrubar novas vagas da Ulbra

Concurso público para professores tem mais de 25 mil inscritos Próximo

Concurso público para professores tem mais de 25 mil inscritos

Deixe seu comentário