Vestibular
UFSM retoma vestibular em julho com mais de 400 vagas
Repodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O edital do vestibular será lançado em 12 de maio, mesma data de início das inscrições.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) relatou na sexta-feira, 5/5, como será a retomada do vestibular, após nove anos com ingresso somente pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O retorno do processo seletivo se dá após a instituição aprovar a ampliação de métodos de ingresso possíveis.
Para preencher 30% das vagas de ingresso no segundo semestre de 2023, a instituição fará uma edição extraordinária do vestibular. Os 70% restantes serão preenchidos pelo edital do Sisu no segundo semestre, que ainda não foi divulgado.
Segundo o pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, o edital do vestibular será lançado ainda nesta semana, no dia 12/5, mesma data de início das inscrições. Elas seguem até 12/6. Não foi confirmada a taxa para inscrição, mas, conforme a reitoria, ela não deve passar do valor cobrado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — que, em 2022 foi de R$ 85.
Ao todo, serão 469 vagas disponíveis, sendo 395 em 33 cursos para Santa Maria, 57 em cinco cursos para Cachoeira do Sul e 17 vagas para o curso de administração, em Palmeira das Missões.
As provas serão aplicadas no dia 9 de julho, nos dois turnos. Serão duas provas, e os conteúdos cobrados coincidem com o que é, hoje, ensinado no Ensino Médio, nas chamadas trilhas de conhecimento. Pela manhã os estudantes responderão questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Administração e Filosofia), Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (química, física e biologia) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática e Estatística). Na prova da tarde, os alunos terão de fazer uma redação, além de responder questões de Linguagens e suas Tecnologias, que contemplam Educação Física, Artes, Línguas, Literatura e Computação.
Neste primeiro vestibular, todas as trilhas de conhecimento terão peso igualitário, para todos os cursos. A instituição avalia, para as próximas edições, regular os pesos das trilhas conforme a proximidade de assuntos com o curso pretendido. Para os aprovados, as aulas começam em 7 de agosto.
Deixe seu comentário