Unipampa
Unipampa é contemplada com novo Programa de Residência Pedagógica
Após mais de seis meses de trabalho, elaboração do projeto institucional, do projeto do Núcleo Educação Física, da concorrência em edital nacional com todas as licenciaturas do País, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, foi contemplada integralmente com mais um edital do Programa Residência Pedagógica, o que significa um total de 210 bolsas para professores e professoras da educação básica e da graduação.
Assim, após organização de editais e seleção de professores, iniciaram as atividades do Programa Residência Pedagógica - no Núcleo Educação Física, mais uma política pública de qualificação da formação docente que diferencia a formação de professores na universidade. A coordenadora do núcleo, Professora Mauren Araújo, relata que não falta empolgação. "Temos consciência que é um baita privilégio poder aprender a docência direto nas escolas, com professores experientes, recebendo bolsa, tendo tempo dedicado ao amadurecimento das percepções, estudos e ações, trabalhando por uma educação pública de qualidade".
O que é o Programa
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) compõem a Política Nacional, e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
Deixe seu comentário