URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unipampa

Universitários protestam contra os cortes de verbas na educação 

Michael Jean imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os cortes atingem também o programa de assistência estudantil.

A Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana paralisou suas atividades na quinta-feira,8/12, em manifestação contra os últimos cortes sofridos pela educação superior no país. A paralização no campus foi organizada pelos diretórios acadêmicos. 

A paralisação faz parte de um movimento nacional que também aconteceu nos campi de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão e São Borja. A decisão foi tomada em conjunto através de consulta realizada aos alunos por um formulário online. Professores e servidores também participaram do ato. 

Além da paralisação no campus, outro ato ocorrido na tarde de quinta-feira, foi realizado em protesto aos cortes. Os grupos de pós-graduação do campus Uruguaiana realizaram uma mobilização na Praça Barão do Rio Branco a partir das 16h30.  O motivo da mobilização se deu devido ao não pagamento das bolsas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado para os bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior (Capes). Até o momento o Ministério da Educação (MEC) não havia repassado os recursos para o pagamento de bolsas. No final da tarde e início da noite o MEC fez o primeiro repasse de R$50 milhões, para as universidades e institutos federais de ensino de todo o país. O segundo valor repassado foi de R$ 160 milhões.

Os grupos de pós-graduação interromperam as atividades do Simpósio Integrado de Pós Graduação. O evento começou no dia 7 de dezembro e iria até o dia 9. 

Na sexta-feira,9/12, aconteceu a assembleia geral na praça Barão do Rio Branco em frente a Prefeitura Municipal convocando os estudantes para sobre o cenário dos cortes de verbas na educação superior. 

Unipampa realizada quatro dias de mobilização contra cortes na Educação  Anterior

Unipampa realizada quatro dias de mobilização contra cortes na Educação 

MEC libera pagamento bolsas de assistência estudantil e pós-graduação  Próximo

MEC libera pagamento bolsas de assistência estudantil e pós-graduação 

Deixe seu comentário