Unipampa
Universitários protestam contra os cortes de verbas na educação
Michael Jean imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os cortes atingem também o programa de assistência estudantil.
A Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana paralisou suas atividades na quinta-feira,8/12, em manifestação contra os últimos cortes sofridos pela educação superior no país. A paralização no campus foi organizada pelos diretórios acadêmicos.
A paralisação faz parte de um movimento nacional que também aconteceu nos campi de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão e São Borja. A decisão foi tomada em conjunto através de consulta realizada aos alunos por um formulário online. Professores e servidores também participaram do ato.
Além da paralisação no campus, outro ato ocorrido na tarde de quinta-feira, foi realizado em protesto aos cortes. Os grupos de pós-graduação do campus Uruguaiana realizaram uma mobilização na Praça Barão do Rio Branco a partir das 16h30. O motivo da mobilização se deu devido ao não pagamento das bolsas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado para os bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior (Capes). Até o momento o Ministério da Educação (MEC) não havia repassado os recursos para o pagamento de bolsas. No final da tarde e início da noite o MEC fez o primeiro repasse de R$50 milhões, para as universidades e institutos federais de ensino de todo o país. O segundo valor repassado foi de R$ 160 milhões.
Os grupos de pós-graduação interromperam as atividades do Simpósio Integrado de Pós Graduação. O evento começou no dia 7 de dezembro e iria até o dia 9.
Na sexta-feira,9/12, aconteceu a assembleia geral na praça Barão do Rio Branco em frente a Prefeitura Municipal convocando os estudantes para sobre o cenário dos cortes de verbas na educação superior.
Deixe seu comentário