URUGUAIANA JN PREVISÃO

Riscos

Pneumologista orienta sobre uso de lareiras e fogões a lenha

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – A fumaça gera inflamações nas vias respiratórias de pessoas alérgicas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente três bilhões de pessoas ao redor do mundo ainda utilizam fogões a lenha para preparar suas refeições diárias, principalmente em períodos mais frios. No Brasil, os fogões a lenha são mais frequentemente encontrados no interior e sua popularidade é mantida pela facilidade de aquecimento das casas durante o frio. 

No entanto, o uso de fogões a lenha apresenta riscos à saúde, como a possibilidade de intoxicação devido à queima dos combustíveis e irritações em pessoas que possuem algum tipo de doença respiratória. 

De acordo com o médico pneumologista Fábio Tavares, qualquer variação de temperatura acima de quatro graus de uma sala para outra, já gera inflamação na via respiratória de pessoas alérgicas. “Quem tem rinite e asma toma um choque térmico, isso inflama e gera uma exacerbação da doença, então essas pessoas são as que mais devem tomar cuidado”, explicou. 

Fábio Tavares explica que isso ocorre tanto com o fogão a lenha quanto com lareiras. “Na minha casa temos duas lareiras, mas hoje eles são só enfeite, pois é proibido colocar fogo. Meus filhos são alérgicos, então se eu acender a lareira, na mesma semana eles estão tendo que tomar medicações. As pessoas que têm doenças respiratórias devem evitar o uso de fogão a lenha e lareiras”, afirmou o pneumologista. 

Riscos de incêndio  

Nesta semana, os bombeiros de Uruguaiana atenderam uma ocorrência de princípio de incêndio em uma lareira, numa residência, localizada na Rua Benjamin Constant, nas imediações da Bento Martins. Segundo a ocorrência, o fato ocorreu por descuido dos moradores. “A lareira, o fogão a lenha, pode ser um grande aliado das famílias nos dias mais frio, mas também é preciso ter atenção, pois o uso incorreto pode gerar grandes prejuízos”, disse o sargento Munhoz, do Comando Regional dos Bombeiros. 

63 – A fumaça gera inflamações nas vias respiratórias de pessoas alérgicas. Ilustração/Freepik 


Inscrições para Festival Movimenta Sul encerra nesta sexta-feira Anterior

Inscrições para Festival Movimenta Sul encerra nesta sexta-feira

Prefeitura entrega quadra poliesportiva reformada Próximo

Prefeitura entrega quadra poliesportiva reformada

Deixe seu comentário