URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dezembro Vermelho

Ação do Dezembro Vermelho aconteceu na Unipampa

Na terça-feira, 6/12, a Carreta da Saúde esteve na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), como uma das ações do Dezembro Vermelho. Foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B, C. Dentre as atividades os estudantes puderam participar de orientações farmacêuticas sobre as doenças, rodas de conversas sobre diversidade e prevenção e jogos educativos acerca da prevenção de ISTs e contraceptivos.

Integrando as atividades do mês, a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, por proposição da parlamentar, realiza debate sobre o assunto. Nesta quarta-feira, 7/12 2022, às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, estarão reunidos para tratar da prevenção, tratamento e questões sociais relacionadas a coordenadora do Programa IST/AIDS, Cida Boffil; médico pneumologista e infectologista, Claudio Crespo; e Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori.

A campanha

 A Campanha 'Dezembro Vermelho' de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis ocorreu mundialmente e tem o objetivo de alertar para a prevenção e o diagnostico precoce da doença.

Atualmente, Uruguaiana está entre os 15 municípios prioritários no Rio Grande do Sul em relação ao número de casos. A Campanha de 2022 tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico, estimulando que a testagem seja considerada como rotina de saúde da população sexualmente ativa, principalmente o público masculino de 15 a 29 anos pela alta incidência de casos.

"Foram realizados 11 mil testes, com 40 novos casos. Destes, 30 são homens e nove diagnosticados com vírus avançado, resultando em quatro óbitos. Isso é um alerta extremamente preocupante e grave, pois temos em todos os serviços de saúde o teste que é gratuito, rápido e importante para o tratamento de AIDS e infecções sexualmente transmissíveis", alerta a coordenadora do serviço de prevenção de ISTs da Secretaria Municipal de Saúde, Cida Bofil.


Reparos da Ponte Internacional devem ser finalizados só em 2023 Anterior

Reparos da Ponte Internacional devem ser finalizados só em 2023

Quem não retirar o cartão até dia 15 perderá o benefício Próximo

Quem não retirar o cartão até dia 15 perderá o benefício

Deixe seu comentário