URUGUAIANA JN PREVISÃO

Castramóvel.

Causa animal teve significativos investimentos nos últimos anos

Em Uruguaiana, a causa animal teve inúmeras conquistas e avanços nos últimos sete anos. Uma das grandes vitórias em relação à pauta foi a abertura do Abrigo Municipal de Cães Rosa Maria Pasqualotto, que completa dois anos no próximo dia 15. As iniciativas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas).

Após ter um local desestruturado e gerador de inúmeros problemas aos cães, hoje a realidade é outra: um ambiente digno, saudável e adequado aos animais que aguardam um lar definitivo. Atualmente, os 200 animais que estão no abrigo vivem em 31 baias cobertas, espaços ao ar livre, oito baias individuais, berçário para filhotes, área de internação e isolamento para casos de doença. Uma equipe multifuncional dedicada presta atendimento diário. Eles são vacinados, microchipados e recebem vermífugos. "É um projeto iniciado pela gestão que já proporciona resultados concretos à comunidade. A causa animal não engloba apenas os animais, é uma questão de saúde pública. Uruguaiana avançou no tema nos últimos anos dentro de um projeto ainda tem mais a oferecer", diz o prefeito Ronnie Mello (PP).

Desde outubro de 2021, mais de 120 animais já foram adotados pela comunidade. O ato é feito por meio do Termo de Adoção Responsável.

Castramóvel

O Castramóvel, que iniciou suas atividades em julho de 2021, desempenha um papel fundamental na redução da proliferação de animais abandonados, proporcionando uma vida melhor para os animais de famílias de baixa renda. O projeto realiza cirurgias de esterilização animal, contribuindo ativamente para o controle populacional. Em pouco mais de dois anos, o Castramóvel já realizou cerca de 1,6 mil castrações.

Parcerias

A Semas também firmou parcerias para otimizar o trabalho e torná-lo mais abrangente e eficiente. Ações com clínicas veterinárias particulares e o atendimento veterinário domiciliar demonstram o compromisso do setor em oferecer cuidados. O suporte proporciona respostas rápidas a denúncias de maus-tratos, com autuações e recolhimento de animais em situações críticas.

O trabalho junto à Unipampa também tem destaque nesse processo. Estudantes têm a oportunidade de complementar o aprendizado, auxiliar nos processos e professores ministrar atividades no Abrigo Municipal. A universidade também realiza frequentes arrecadações de ração durante os eventos de seu calendário.

Novo ambulatório

Em breve, o Abrigo Municipal vai contar com um ambulatório próprio, proporcionando ainda mais recursos para atender às necessidades da comunidade e elevar o padrão de vida dos animais. Estes são resultados concretos do progresso constante na busca por um futuro onde o respeito e o cuidado recebem a devida atenção necessária.

Município realizou cinco bariátricas em 2023 Anterior

Município realizou cinco bariátricas em 2023

Uruguaiana participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social Próximo

Uruguaiana participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

Deixe seu comentário