Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Iniciativa
Futsal melhora a qualidade de vida de criança com TEA
Divulgação – PMU Ascom imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A iniciativa contempla 25 crianças e ocorre nas dependências do Schimitão.
Conforme os especialistas, o esporte, independentemente da modalidade, é considerado uma das principais ferramentas de inclusão e melhora na qualidade de vida para pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Esportiva Uruguaianense, adotou a prática do futsal como aliado na socialização e no desenvolvimento da coordenação motora de um grupo de 25 alunos. Conforme o professor Antônio Carlos Gomes, o Toninho, coordenador do projeto Movimento, estão vinculados ao trabalho pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down.
A prática da atividade esportiva como forma de inclusão e socialização é realizada às quartas-feiras, nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Gilberto Oscar Miranda Schimitt, das 19h às 20h, e está inserida dentro das propostas da dinâmica de trabalho do projeto Movimento. Além do professor Toninho, participa da atividade o educador físico Éder D´ávila. Através da parceria com a Associação Esportiva Uruguaianense os alunos que treinam com a escolinha de futsal ganham uniforme com as cores e o símbolo da tradicional equipe da modalidade.
Importante ressaltar que a inclusão à prática esportiva é gratuita e pode ser feita mediante a inscrição do aluno junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), na rua Padre Anchieta, 2795. Conforme o professor Toninho, é de suma importância que crianças com TEA sejam expostas a estímulos físicos direcionados, pois o trabalho não envolve só o treino do planejamento motor, mas também a produção de substâncias cerebrais capazes de melhorar atenção, concentração, humor e comportamento. Segundo ele, o esporte é uma forma sensacional de socialização e treino de frustrações. “A ideia é promover uma melhora na saúde física e cognitiva por meio do Esporte e, consequentemente, ganhar em qualidade de vida”, explica o secretário de Esportes, Anderson Cuco Menezes.
A Escolinha de Futsal é uma iniciativa que proporciona aulas gratuitas para a comunidade de Uruguaiana. “O Programa visa promover a prática correta e orientada de atividades físicas, além de oferecer dinâmicas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência e pessoas com TEA”, expõe o prefeito Ronnie Mello.
Deixe seu comentário