Crime
Mesmo com proibição, ‘leite solto’ é comercializado em Uruguaiana
Foto - Camila Dalla Vecchia - JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O leite cru pode carregar bactérias perigosas para a saúde.
Apesar de ser proibido no Brasil desde 1969, pelo Decreto nº 923/1969, a venda do famoso leite solto é comum e pode ser encontrado em qualquer armazém da periferia de Uruguaiana.
Após algumas denúncias, nossa reportagem apurou que vários armazéns de bairros distintos do município comercializam o produto, além disso, na Feira Municipal, que acontece todos os domingos na Praça Barão do Rio Branco, também é possível encontrar o leite sem processo de pasteurização. Os valores variam entre oito e dez reais por dois litros do produto, que vem em uma garrafa pet.
Vale destacar que o leite cru pode carregar bactérias perigosas para a saúde do consumidor, como a Salmonella, E. Coli, e a Listeria, responsáveis por causar inúmeras doenças veiculadas por alimentos. Estas bactérias podem afetar seriamente a saúde de qualquer pessoa que consome o produto in natura ou de alimentos preparados com o produto. As bactérias podem ser perigosas especialmente para grávidas, crianças, idosos e pessoas com o sistema imune enfraquecido.
Pasteurização
A pasteurização é um processo que elimina bactérias pelo aquecimento do leite a uma temperatura específica por um período determinado. Além disso, a pasteurização e a embalagem cuidadosa em recipientes limpos, sanitizados ajudam a retardar a deterioração do leite, e assim durar por mais tempo após sua compra. A pasteurização não esteriliza completamente e o leite não manipulado apropriadamente pode se recontaminar após o tratamento térmico. O resfriamento rápido após a pasteurização, manipulação sanitária e armazenamento em recipiente limpo, hermético minimiza a contaminação e os problemas de deterioração do leite.
Fiscalização
De acordo com informações do Setor de Vigilância Sanitária de Uruguaiana, a pasta é responsável pela fiscalização da venda do leite e seus derivados no varejo. As ações ocorrem durante inspeções de rotina ou atendimento de denúncias.
O setor ainda afirma que o produto comercializado – conhecido como leite cru ou in natura é o leite de vaca, ovelha e cabra – ou de qualquer outro animal – que não passou por nenhum tipo de teste de qualidade e tratamento térmico na indústria. “No Brasil, além de ser proibida a comercialização de leite cru (in natura), também é proibida a comercialização de qualquer produto de origem animal sem inspeção sanitária.” Afirmou.
De acordo com o órgão, as apreensões de leite cru acontecem todos os anos. “Todos os anos o setor de vigilância sanitária apreende leite cru do comércio do município, sem a devida inspeção sanitária e neste ano de 2024 o setor apreendeu, até a presente data, 14 litros de leite sem inspeção.” Finalizou.
A população pode realizar denúncias através do telefone 3911-3086, e-mail (visa@uruguaiana.rs.gov.br) ou se dirigindo até o setor de Vigilância Sanitária, localizado na Avenida Presidente Vargas, 2990 – 2º andar.
Deixe seu comentário