Saúde Pública
Profissionais da saúde vão participar de preparatório sobre a Dengue
Foto - Suzielle Pivetta - JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Aumento de 414,29% no número de casos de dengue no Rio Grande do Sul.
Com o aumento de mais de 400% da dengue no Estado, nos dias 24 e 25, representantes da Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Uruguaiana participarão de um treinamento para adoção de estratégias de controle da doença. A 10º Coordenadoria Regional de Saúde, situada no município de Alegrete, convocou Uruguaiana para uma capacitação sobre as novas ferramentas para o controle do Aedes aegypti
O ano de 2024 iniciou em estado de alerta com o aumento de 414,29% no número de casos de dengue no Rio Grande do Sul. O número é equivalente as primeiras duas semanas do ano em comparação com a mesma época de 2023. De acordo com as informações divulgadas pela Vigilância em Saúde do RS nas duas primeiras semanas de 2022, foram registrados 63 casos confirmados, em 2023, foram 42; e em 2024, 216. O departamento ainda afirma que outro fator de atenção é a ocorrência de casos confirmados de dengue durante todos os meses do ano – anteriormente, ocorriam somente nos períodos de calor.
Vacinação
A partir de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) ofertará a vacina Qdenga como parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O anúncio sobre a incorporação foi feito pelo Ministério da Saúde no dia 21/12/23. Embora haja uma vacina contra a dengue já aprovada para uso no país, a Qdenga será a primeira disponibilizada no sistema público. Segundo o Ministério da Saúde, o SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.
A Qdenga, também conhecida como TAK-003, é uma vacina desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma para combater a dengue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro desta vacina em março de 2023. A vacina consiste em vírus vivos atenuados da dengue, o que significa que ela provoca respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Ao introduzir versões enfraquecidas do vírus, a Qdenga estimula o sistema imunológico a desenvolver defesas contra a dengue, proporcionando uma forma de prevenção contra essa doença transmitida por mosquitos.
Segundo a Anvisa, a Qdenga é recomendada para pessoas com idade entre 4 e 60 anos. É importante destacar que a Qdenga é adequada tanto para aqueles que já tiveram dengue quanto para aqueles que nunca foram infectados. Esta é a primeira vacina no país a ser aprovada para indivíduos que nunca estiveram em contato com o vírus da dengue.
Deixe seu comentário