URUGUAIANA JN PREVISÃO

Vírus

SMS confirma casos de caxumba e alerta para cuidados

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A vacina está disponível em todos os postos de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais um caso de caxumba no município em 2024, ligando um alerta para a população. Considerada como uma infecção viral aguda que atinge crianças e adultos, a caxumba é uma doença contagiosa que pode atingir qualquer glândula e sistema nervoso do corpo humano, causando sintomas como febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e fraqueza, além da dificuldade para mastigar ou engolir. A doença é transmitida principalmente através do contato direto com gotículas de saliva ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada. 

De acordo com Eduarda Oliveira, enfermeira responsável pelo Setor Municipal de Epidemiologia, neste ano, Uruguaiana confirmou cinco casos da doença até o momento. A doença é mais comum no inverno e foi registrada a partir do mês de maio na cidade. 

A doença não depende de exames laboratoriais para ser confirmada, apenas um diagnóstico clínico é suficiente. "A caxumba era mais conhecida antigamente e isso faz com que as pessoas pensem que a doença não existe mais, mas sim, temos uma grande circulação desse vírus, principalmente pela baixa cobertura vacinal. A vacina contra a caxumba é a tríplice viral, a mesma do sarampo e da rubéola e infelizmente, ocorrem casos da doença nessa época pela baixa procura da vacina", explicou Eduarda Oliveira. 

A coordenadora do Setor de Epidemiologia fala sobre a importância da notificação dos casos. "Quando temos conhecimento do caso de caxumba, realizamos um procedimento chamado bloqueio vacinal, que é a vacinação dos contatos próximos da pessoa infectada, para que possamos quebrar a cadeia de transmissão do vírus através da vacina", explicou. 

Toda a população está suscetível a doença, o que ocorre é que as pessoas não vacinadas tendem a ter sintomas mais graves. "Enquanto a população vacinada tem os sintomas mais leves e assintomáticos, aqueles que pegam a doença e não estão vacinados podem ter sintomas mais graves", finaliza Eduarda Oliveira. 

A tríplice viral, vacina contra a caxumba, está disponível para o público geral, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Para realizar a vacinação, é preciso portar o cartão do SUS atualizado e um documento dom foto. 


Uruguaiana participará da conferência estadual sobre educação em saúde Anterior

Uruguaiana participará da conferência estadual sobre educação em saúde

Acesso ao Olavo Rodrigues será asfaltado nas próximas semanas Próximo

Acesso ao Olavo Rodrigues será asfaltado nas próximas semanas

Deixe seu comentário