URUGUAIANA JN PREVISÃO

Operação Boi Garantido

POLÍCIA CIVIL COMBATE CRIMES RURAIS NA FRONTEIRA OESTE

PCRS-Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - - Os produtores estimam um prejuízo de mais de R$ 600 mil.

Nesta sexta-feira, 21/6, a Polícia Civil deflagrou a Operação Boi Garantido, visando o combate e repressão aos crimes de abigeato ocorridos na Fronteira Oeste. A investigação identificou crimes praticados em Uruguaiana, Itaqui e São Borja.  

A ação foi desencadeada pelos policias da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato e Delegacia de Polícia de Itaqui, com apoio da Patrulha Rural do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira e policiais de Uruguaiana. Pelo menos 14 mandados judiciais foram cumpridos. 

A investigação apurou que os criminosos trabalhavam nas propriedades da região, com profundo conhecimento do funcionamento e rotina dos estabelecimentos. Verificou-se que, com base nessas informações, orquestravam o melhor momento tanto para realizar as carneadas (abate do gado no próprio local) quanto para levar o gado vivo para outros locais, utilizando-se de veículos ou, em alguns casos, tropeando os animais para outros locais para o posterior embarque em caminhões. 

As investigações apontaram que desde janeiro, quando as investigações tiveram início, 120 bovinos e 300 ovinos foram furtados, causando aos produtores um prejuízo estimado de mais de R$ 600 mil. 

A delegada regional Daniela Borba, responsável, reforça o esforço constante da Polícia Civil na repressão aos crimes rurais, especialmente o abigeato. “A investigação qualificada permite a identificação dos autores, levando a consequente responsabilização penal de seus atos. Os crimes dessa natureza, além do elevado prejuízo que causam, leva a uma sensação de insegurança no campo tendo em vista que muitas vezes são cometidos por indivíduos conhecidos, razão pela qual continuarão sendo duramente combatidos pela Policia Civil”, disse ela. 

Os delegados Ericson Mota, titular da DP de Itaqui e Ewerton Sousa, titular da 2ª DECARB, destacam que a ação em conjunto reforça o combate aos grupos que praticam esse tipo de crime. Ademais, reforçam a participação ativa e fundamental da Brigada Militar, através da Patrulha Rural do 1ºBPAF.  Foram presas seis pessoas, duas delas preventivamente e quatro foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição. No total foram apreendidas 10 armas, munições, um caminhão e mais de quatro mil reais em espécie. 

Por fim, a delegada de Polícia Daniela de Borba, reforça, a importância da comunidade auxiliar as forças de segurança, especialmente por meio de denúncias, as quais são completamente anônimas e com sigilo garantido. 

 


Mulher é presa 24 horas depois do marido Anterior

Mulher é presa 24 horas depois do marido

Polícia Civil prende acusado de furto e roubo Próximo

Polícia Civil prende acusado de furto e roubo

Deixe seu comentário