URUGUAIANA JN PREVISÃO

Golpe

Polícia cumpre mandado contra adolescente investigado por simular campanhas

– PCRS – Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 71 – A Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão de um adolescente de 16 anos

Polícia cumpre mandado contra adolescente investigado por simular campanhas  

Na última sexta-feira, 24/5, em mais uma fase da Operação Dilúvio Moral, a Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão de um adolescente de 16 anos, responsável por fraudes que objetivavam simular campanhas de arrecadação de doações ao Rio Grande do Sul. Foram apreendidos computadores, celulares e equipamentos eletrônicos que eram utilizados para praticar golpes. 

O golpe foi executado por meio de uma página na internet que parecia ser a página oficial do governo do Estado. Quando a página era aberta, os usuários eram redirecionados para uma nova página falsa. Um simulador abriu um sistema no site chamado "Vakinha", onde se anunciava uma campanha pretendida para coletar doações. A página também foi promovida pelas redes sociais para atingir o maior número de pessoas possível. 

O layout foi alterado para dar a impressão de que a página era limpa, indicando que a "campanha" já havia acumulado mais de R$ 2,7 milhões, segundo a polícia. Uma fintech de checkout – uma espécie de loja virtual – divulgou um QR Code na página simulada, que permitiu o pagamento via pix. A loja online enviava o dinheiro pretendido para um gateway de pagamentos, que então enviava o dinheiro para o local indicado pelo golpista. No caso, o valor era repassado para uma empresa de treinamentos e serviços, cujo menor era sócio proprietário.  

Uma ordem judicial foi cumprida em uma cobertura de luxo na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, além de outros mandados no interior do Estado. A ação contou com apoio operacional da Polícia Civil de Santa Catarina, através da DIC de Balneário Camboriú. Ainda na sexta-feira foram deferidas ordens judiciais de bloqueio de valores de até R$ 1 milhão em cada conta de responsabilidade do suspeito e das empresas vinculadas. Agora, as investigações seguem em busca eventuais novos integrantes do grupo. 

 

Crédito: PCRS – Divulgação  


Dupla é presa durante operação Proscriptus Anterior

Dupla é presa durante operação Proscriptus

Policiais administrativos são realocados para policiamento ostensivo Próximo

Policiais administrativos são realocados para policiamento ostensivo

Deixe seu comentário