URUGUAIANA JN PREVISÃO

Avanço da violência dominou debates na Comissão de Segurança e Serviços Públicos

Marcelo Bertani imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Ao longo do primeiro semestre, a crise da segurança pública dominou a agenda de discussões da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB). O tema foi objeto de debates em audiências públicas e nas reuniões ordinárias do órgão técnico, além de ter motivado a criação da Subcomissão de Políticas de Segurança e Cidadania, que foi relatada pelo deputado Ronaldo Santini (PTB).

O relatório final da Subcomissão apresentou uma série de recomendações, como contratação de pessoal, revisão da legislação penal e fiscalização da legislação relativa à segurança bancária. O documento, aprovado por unanimidade, defendeu também que a segurança pública seja tratada como questão de Estado e não de governo e seja contemplada com mais investimentos e políticas públicas de longo prazo. Audiências públicas realizadas em municípios do interior abordaram questões como ataques aos bancos e instituições financeiras nos municípios de pequeno porte.

Além disso, audiência pública, realizada em Porto Alegre, propôs a suspensão dos efeitos do Decreto 53 304/2016, do governo do Estado, que trata da legislação sanitária para produtos como carnes e derivados. Os participantes do encontro pediram que a nova legislação considere a transformação de produtos de origem animal de forma industrial e também artesanal e leve em conta a capacidade operacional dos estabelecimentos e o direito do consumidor.

As principais críticas ao decreto do governo gaúcho dizem respeito à imposição de restrições ao fracionamento de carnes e aves, produção de embutidos e comercialização de carnes temperadas e empanadas, que atingem, especialmente, açougues e fiambrerias. Comerciantes pedem também o fim do sombreamento das atribuições das secretarias da Saúde e da Agricultura na fiscalização e a criação de uma linha de crédito específica no Banrisul para que os estabelecimentos comerciais possam se adequar às novas exigências.

Ao todo, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos realizou nove audiências públicas no primeiro semestre de 2018


PRF prende dois homens por tráfico de drogas Anterior

PRF prende dois homens por tráfico de drogas

Receita Federal aprende mais de R$ 10 mil em bebidas em boate Próximo

Receita Federal aprende mais de R$ 10 mil em bebidas em boate

Deixe seu comentário