URUGUAIANA JN PREVISÃO

Indicadores criminais

Homicídios tem queda de 12% em julho e mantém acumulado em baixa

O número de homicídios registrado no Rio Grande do Sul teve queda de 12,2% no mês de julho e manteve em baixa o acumulado do ano. Foram 130 crimes desta natureza no mês, o menor total para o mês desde 2008. No ano passado, no mesmo período, foram 148 homicídios. 

No paralelo das somas a partir de janeiro, a queda é de 8,1%, com quase uma centena de vidas preservadas. Foram 1 134 homicídios no período em 2019, contra 1 042 neste ano, o menor total para o intervalo desde 2011, quando o número de vítimas foi de 1 031.

Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), que credita a redução ao Programa RS Seguro, por meio do "foco territorial para combate ao crime nos municípios onde ele mais se faz presente. No ranking das 10 maiores quedas de homicídio no Estado em número absolutos, nove ocorreram em cidades priorizadas pelo RS Seguro:

Em geral, ao contrário do que se verifica nos crimes contra o patrimônio, a variação dos homicídios no Estado está descolada da influência da Covid-19. De janeiro a março, período que só teve a presença da pandemia na última quinzena, houve redução no número de assassinatos. Em abril e maio, quando as restrições impostas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus foram mais rigorosas, o indicador fechou com alta. Em junho e julho, esse tipo de crime voltou a cair. Ou seja, não há uma constância que indique impacto da pandemia, como ocorre entre os delitos patrimoniais, cujas reduções têm sido aprofundadas desde que as medidas para reduzir a circulação de pessoas foram adotadas.


PMs e tenente do EB são indiciados após espancamento de jornalistas Anterior

PMs e tenente do EB são indiciados após espancamento de jornalistas

Homem é preso após matar espancado o filho de 1 ano Próximo

Homem é preso após matar espancado o filho de 1 ano

Deixe seu comentário