URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dados

Índices de violência contra a mulher caem em fevereiro

Pelo segundo mês seguido, o Estado registrou estabilidade nos crimes de feminicídios. Fevereiro teve quatro assassinatos de mulheres por motivo de gênero, mesmo número do ano passado. Dessa forma, o acumulado do bimestre também se mantém estável. Nos outros quatro indicadores acompanhados mensalmente, o total de casos diminuiu.

Entre as ameaças, foram 1,1 mil ocorrências a menos, passando de 3 447 em fevereiro do ano passado para 2 303 registros neste ano - uma queda de 33,2%. Nos crimes de lesões corporais a queda foi de 28,1% e nos crimes de estupro - que vinham registrando aumento - foi de 23%.

As tentativas de feminicídio somaram um caso a menos em relação ao mesmo mês de 2020, indicando queda de 4%. No entanto, não é o suficiente para reverter a alta no acumulado do bimestre, que teve 48 casos nos dois primeiros meses do ano passado contra 57 neste ano, um aumento de 18,8%. As lesões corporais também aumentaram na análise do acumulado do ano, em 21,2%. Já os crimes de ameaças e estupro registraram quedas de 24,3% e 15,1% respectivamente.

As autoridades da Segurança Pública reforçam a importância de toda a sociedade denunciar casos de abusos e agressão. Em emergências, o canal é o 190 da Brigada Militar. Para auxiliar na investigação, a Polícia Civil disponibiliza o WhatsApp (51) 9 8444 0606. Também é possível ligar para o Disque-Denúncia 181 ou realizar a comunicação no Denúncia Digital 181, no site da SSP (ssp.rs.gov.br/denuncia-digital). Em todos os casos, o anonimato é garantido.

Para reforçar a rede de suporte às mulheres, o Estado?ampliou em 143% as Patrulhas Maria da Penha da BM?nos últimos dois anos. Na Polícia Civil, também houve incremento nos serviços de investigação e acolhimento às vítimas. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na segunda-feira, 8/3,?a instituição inaugurou mais nove Salas das Margaridas. Com isso, chegou a 32 o total de espaços de recepção especializada no atendimento de mulheres nas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) do Estado.

Outra aposta são as ações de conscientização e promoção do debate pelo respeito e igualdade para as mulheres em todos os âmbitos da sociedade. O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher tem realizado uma série de atividades, divulgadas pelos canais da campanha EmFrente, Mulher (@emfrentemulher) nas redes sociais. Também em alusão do Dia Internacional da Mulher, o Comitê preparou uma série de lives com especialistas para discutir temas relacionados à prevenção da violência de gênero. 

Governo manterá 40% do efetivo de reforço da Operação Verão Anterior

Governo manterá 40% do efetivo de reforço da Operação Verão

Homem é preso em flagrante Próximo

Homem é preso em flagrante

Deixe seu comentário