Banco de Perfis Genéticos
Inicia hoje campanha para coleta de DNA de pessoas desaparecidas

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A campanha nacional para coleta de DNA de pessoas desaparecidas tem início nesta segunda-feira 14/6 e se estenderá até sexta-feira 18/6. No Rio Grande do Sul, haverá pontos em dias e horários específicos em 11 municípios, iniciando por Novo Hamburgo.
O principal objetivo é coletar o material genético de familiares de desaparecidos e qualificar ainda mais o Banco de Perfis Genéticos em todo o país. Somente em Porto Alegre, por exemplo, há o registro de cerca de 1,4 mil pessoas que não foram localizadas desde 2004.
A ação é coordenada pela Polícia Civil e pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP). Segundo a delegada Roberta Bertoldo, do Departamento de Homicídios de Porto Alegre, muitas pessoas temem que o DNA possa ser usado para solucionar outros crimes, mas ela garante que é exclusivo para a localização de desaparecidos.
Atualmente, na Região Metropolitana, por exemplo, a delegada destaca que há oito corpos sem identificação no Departamento Médico-Legal e este mutirão poderia auxiliar no trabalho de investigação. Além disso, de 2004 a 2021, somente na Capital, Roberta tem o registro de cerca de 1,4 mil pessoas desaparecidas que nunca mais foram localizadas.
A delegada diz que a campanha nacional também servirá para explicar a importância do registro de localização, já que muitas pessoas esquecem de fazer isso após encontrar um familiar.
A campanha de coleta de material genético ocorrerá também em Alvorada, Canoas, Gravataí, São Leopoldo e Viamão até a próxima sexta. No Interior, na quarta, vai haver coleta em Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. A realização em todo o Brasil é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Confira os horário e locais:
Porto Alegre
? 14/06 (segunda): das 14h às 17h, no Centro de Proteção da Criança e do Adolescente - Parada 10 da Lomba do Pinheiro
? 15/06 (terça): das 9h às 12h, na Praça México
? 16/06 (quarta): das 14h às 17h, no Parque da Redenção
? 18/06 (sexta): das 9h às 12h, na Esplanada da Restinga
Região Metropolitana
? Novo Hamburgo: 14/06, das 9h às 12h, na Praça do Imigrante
? Viamão: 15/06, das 14h às 17h, na Praça da Matriz
? Gravataí: 16/06, das 9h às 12h, na Praça do Chafariz
? Alvorada: 17/06, das 9h às 12h, na Praça Central
? São Leopoldo: 17/06, das 14h às 17h, na Praça Tiradentes
? Canoas: 18/06, das 14h às 17h, na Praça do Avião
Interior do Estado
? Caxias do Sul: 16/06, das 14h às 17h, na Praça Dante Alighieri
? Passo Fundo: 16/06, das 14h às 17h, na Praça da Cuia / Praça Marechal Floriano
? Pelotas: 16/06, das 14h às 17h, no Parque Dom Antonio Zattera
? Santa Maria: 16/06, das 14h às 17h, na Praça Saldanha Marinho
Deixe seu comentário