URUGUAIANA JN PREVISÃO

Plataforma inteligente monitora segurança e detecta situações de risco

Rodrigo Ziebell-SSP imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Nesta terça-feira, 10/7, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou uma plataforma multifuncional que permite videomonitoramento, reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e atendimento de emergência. Batizado de Totem, o equipamento foi instalado no pórtico de entrada do complexo onde fica a secretaria e passa a operar, em caráter experimental, a partir desta semana.

A ferramenta possibilita análise inteligente de vídeo, detectando automaticamente situações de risco. Com ela, também é possível monitorar invasões e circulação de pessoas em áreas restritas, realizando contagem de público e verificando a velocidade de veículos. Futuramente, será possível identificar disparos de arma de fogo.

Por ser equipado com alarme sonoro, auto-falante de grande alcance e giroflex, o mecanismo possui, também, características ostensivas que o tornam um sistema semi-autônomo, reduzindo a necessidade de investimentos em infraestrutura de comunicação e pessoal. O cidadão pode acionar por um botão o Sistema de Atendimento de Emergência (190), criando um canal de comunicação que possibilita o deslocamento de policiais de forma efetiva e amplia a capacidade de pronta resposta.

Toda a atividade do totem é monitorada pela central à qual ele está integrado. No caso de Porto Alegre, é operado diretamente do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da SSP. Ele permite transmissão de dados, que o torna capacitado para repassar informações por rádio e redes de telefonia fixa, celular, de fibra ótica e via satélite.


Municípios

A SSP prestará consultoria às prefeituras que demonstrarem interesse pelo totem, através do escritório do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS). Em princípio, os interessados poderão contratar o serviço da empresa proprietária da solução por meio de aluguel - o que cobre custos de instalação, manutenção e suporte 24 horas. Existem estudos para a possibilidade de aquisição por compra, ainda sem prazo de conclusão definido.

Júri é suspenso e jurado detido por desacato Anterior

Júri é suspenso e jurado detido por desacato

Definidas ações para pressionar por votação da regulamentação das perdas da Lei Kandir Próximo

Definidas ações para pressionar por votação da regulamentação das perdas da Lei Kandir

Deixe seu comentário