URUGUAIANA JN PREVISÃO

Uruguaiana terá peritos em 90 dias

Karine Viana-Palácio Piratini imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Ontem, 19/6, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) deu início ao curso de formação dos novos servidores, entre eles os dois peritos criminais que virão para Uruguaiana e os dois que irão para Bagé. O ato marcou o fim de um período de dez anos sem ingresso de novos servidores na instituição.

A aula inaugural ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e contou com a presença governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Em 90 dias, eles estarão aptos a desempenhar as suas atividades, ou seja, em 90 dias, Uruguaiana deverá ter peritos criminais.

Iniciaram o curso de formação 30 peritos criminais, 31 médicos legistas e 27 técnicos em perícia. Outros 18 profissionais serão chamados, para completar as 106 vagas previstas em edital. Já entre os 30 peritos criminais que iniciaram curso, estão os quatro que serão nomeados especificamente para Uruguaiana e Bagé, após um intenso trabalho e inúmeros pedidos de lideranças locais, entre elas o deputado Frederico Antunes (PP) e uma comissão formada por órgãos e entidades do município.

O curso de formação possui duração de 90 dias. Os primeiros 30 dias compreendem o módulo básico, comum a todas as carreiras, cujas aulas serão ministradas na Academia Integrada da Segurança Pública (ACISP). Após os servidores serão designados para os seus respectivos departamentos, onde receberão a formação especializada durante 60 dias.

A vinda dos peritos criminais dá solução a parte de um problema enfrentado há anos em Uruguaiana. Sem os profissionais, o município depende das equipes lotadas em Santana do Livramento e a casa morte violenta, a cena se repete: o corpo da vítima fica horas no local do fato, aguardando a chegada da equipe, isso quando a equipe aceita o chamado. No último sábado, o delegado de polícia de plantão, Enio Tassi, acionou a perícia após um acidente com morte naquela manhã, mas a coordenação do IGP não aprovou a vinda dos peritos alegando que o corpo da vítima já havia sido removido do local - fora socorrido pelo Samu - não tendo havido o processamento da cena do acidente, algo considerado de extrema importância na elucidação dos fatos.

DPCA prende conhecida cafetina de menores Anterior

DPCA prende conhecida cafetina de menores

Mulher atropela e mata pedestre no centro da cidade Próximo

Mulher atropela e mata pedestre no centro da cidade

Deixe seu comentário