URUGUAIANA JN PREVISÃO

segundo turno

Assembleia Legislativa adia votação da PEC do hino

Rodrigo Rodrigues/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Decisão foi tomada na manhã de ontem e previsão é de que a matéria só volte à pauta no dia 22.

Mais uma vez, a Assembleia Legislativa não votou o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que trata sobre a imutabilidade dos símbolos do Rio Grande do Sul, como o hino. A matéria foi aprovada em primeira discussão, mas precisa passar pela segunda discussão e votação, o que estava previsto para esta terça-feira, 8/8.

No entanto, durante a reunião de líderes, conduzida pelo presidente do Parlamento, deputado Vilmar Zanchin (MDB), no final da manhã, os parlamentares decidiram adiar a votação em segundo turno. Dessa forma, a sessão ordinária – transmitida ao vivo a partir das 14h – se deu sem nenhuma votação.

O projeto foi proposto pelo deputado Rodrigo Lorenzoni e outros 19 deputados, entre eles o uruguaianense Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa.

A matéria acrescenta à Constituição do Estado a proibição de alterar qualquer um dos símbolos do Estado. Em seu artigo 6.º a Constituição do Rio Grande do Sul descreve como símbolos do Estado a Bandeira Rio-Grandense, o Hino Farroupilha e as Armas, tradicionais. A matéria acrescenta um parágrafo ao artigo determinando que “Os símbolos do Estado que trata o Caput, são protegidos e imutáveis em sua integralidade.”

A previsão é que a PEC retorne ao plenário apenas no dia 22. Para a próxima semana, os líderes de bancadas deram acordo para a votação de três matérias.

Para a sessão o dia 15 de agosto devem ser apreciados o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 6/2023, que aprova a indicação do nome do senhor Marcelo Spilki para compor o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs); o Projeto de Resolução (PR) 8/2023, que aprova o Relatório Final da Comissão Especial com a Finalidade de Averiguar a Situação das Rodovias Concedidas em todo o Estado do Rio Grande do Sul; e o PR 9/2023, que trata sobre as atividades da Assembleia Legislativa durante a 46ª, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 26 de agosto a 3 de setembro.

Câmara lança nova edição da Carta de Serviços Anterior

Câmara lança nova edição da Carta de Serviços

Governo do Estado lança Missão Israel Agritech 2023 Próximo

Governo do Estado lança Missão Israel Agritech 2023

Deixe seu comentário