URUGUAIANA JN PREVISÃO

Governo Federal

Conselho das Cidades tem atividades retomadas

Mais um conselho de participação popular teve as atividades retomadas em Brasília. O Conselho das Cidades (ConCidades), que integra a estrutura do Ministério da Cidades inativo desde 2017 e teve a sua reativação anunciada nesta semana.  Durante a abertura da 6ª Reunião Extraordinária do ConCidades, o ministro das Cidades e, também, presidente do colegiado, Jader Filho, disse que é importante ouvir e discutir, mesmo que as ideias sejam divergentes. Para ele, a democracia é feita de debates. 

No colegiado, os representantes da sociedade civil organizada e do poder público nas três esferas participam do processo de tomada de decisão sobre as políticas executadas pelo ministério, e acompanham a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). O secretário Nacional de Participação Social da Secretária Geral da Presidência da República, Renato Simões, destacou que essa é a cara do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Simões fez um balanço do que já foi feito desde janeiro deste ano, referente à participação popular. 

Para a secretária-executiva do conselho e que representa o setor público dentro da instituição, Fabíola Barros Carneiro, é importante a gestão democrática das cidades brasileiras. “O ConCidades busca garantir uma reconstrução participativa por meio de seus membros entre os públicos e privados, empregados e empregadores, academia, profissionais e movimentos sociais”, salientou. É nesse espaço plural eclético, multidisciplinar e diverso, em perspectivas e expectativas, que o propósito de concatenar todas as ideias e experiências se concentra em um único objetivo: transformar as cidades em um espaço melhor para todos”, explicou Fabíola. Ela apontou que, nesta quinta gestão do conselho, o grande desafio será a diminuição da desigualdade socio-territorial em ambientes de cidades inteligentes e que devem ser resilientes a mudanças climáticas. Na cerimônia de abertura da reunião, a coordenadora-geral da Central dos Movimentos Populares (CMP), Neide de Jesus Carvalho puxou o coro pedindo “Reforma Urbana agora.” Em seu discurso, ela fez um chamamento dos conselheiros para o debate. 


Uruguaiana receberá trator e veículo por emenda parlamentar Anterior

Uruguaiana receberá trator e veículo por emenda parlamentar

Projeto prevê a contratação de profissionais para o Samu Próximo

Projeto prevê a contratação de profissionais para o Samu

Deixe seu comentário