URUGUAIANA JN PREVISÃO

Parlamento

Definidas as Comissões Técnicas para 2023

Foram definidas as comissões permanentes da Câmara de Vereadores para 2023.

Formadas por cinco vereadores, de partidos diferentes, as comissões são grupos de trabalho e estudos organizados de acordo com os diversos assuntos de competência do Município.

A missão das comissões é atuar tecnicamente, apreciando os projetos e matérias em tramitação e emitindo pareceres, por exemplo, antes das votações em plenário. Elas também podem solicitar informações a qualquer autoridade ou cidadão, visando aprofundar a discussão e o conhecimento sobre as proposições.

São cinco comissões: Constituição, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul; Direitos Humanos, Acessibilidade, Defesa Do Consumidor e Bem-Estar Animal; e Ética Parlamentar

Não atuam nas comissões o presidente do Parlamento e o 1º secretário, cujas funções ficam restritas à Mesa Diretora, que é Comissão Executiva da Câmara, equiparada às comissões permanentes. Conforme o Regimento Interno, não integram as Comissões, em 2023, o presidente, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves e a 1ª secretária, vereadora Zulma Ancinello.

Constituição, Justiça e Redação

A comissão opina sobre o aspecto constitucional ou legal das proposições e toda matéria que necessite de parecer e que não encontre enquadramento em outra comissão.

Neste ano, a CJR será presidida pelo vereador Carlos Delgado (PP) e terá o vereador José Clemente Corrêa (PDT) como vice-presidente. Completam a comissão os vereadores Adenildo 'Bispo' Padovan (Republicanos); Marcelo Lemos (PDT); e Paulo Kleinübing (Republicanos).

Finanças e Orçamento

A comissão se dedica a análise das matérias orçamentárias do município e o aspecto financeiro das proposições. A essa Comissão ainda compete opinar sobre as contas do atual prefeito e ainda de ex-prefeitos.

Em 2023, o vereador Bispo Padovan presidirá a Comissão, tendo Carlos Delgado como vice. Os vereadores Cristiano Bonapace (União Brasil); José Carlos Zaccaro (PP); e Marcelo Lemos completam a formação.

Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul

Esse grupo trabalha sobre os diversos assuntos pertinentes ao cotidiano dos uruguaianenses. É ligado às ações de organização de serviços públicos como saúde, saneamento, segurança, educação, transporte e assistência social.

O presidente é o vereador José Clemente Corrêa e a vice-presidência ficou com o vereador Egídio de Carvalho (PP). Ainda compõem o grupo os vereadores Cristiano Bonapace; Márcia Fumagalli (PSB); e Paulo Kleinübing.

Direitos Humanos, Acessibilidade, Defesa Do Consumidor e Bem-Estar Animal

A Comissão trata sobre queixas e denúncias dos munícipes contra qualquer tipo de atentado aos direitos da pessoa humana, de direito do consumidor e deve propor providências. No mesmo sentido atende demandas relativas à acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e dificuldades de locomoção.

Ela será presidida pela vereadora Márcia Fumagalli e o vereador Cristiano Bonapace é o vice-presidente. Egídio de Carvalho; José Clemente Corrêa; e Paulo Kleinübing completam o grupo.

Ética Parlamentar

A Comissão de Ética Parlamentar é a única que não se reúne semanalmente, mas somente se for acionada. Ela atua com base na Resolução nº 42/94, que trata sobre questões relacionadas a ética dos parlamentares e respectivo processo disciplinar, podendo ser instaurado mediante iniciativa do presidente do Parlamento, da Mesa Diretora, de outra comissão permanente, ou ainda de um vereador, partido político ou de, no mínimo, 3% dos eleitores do município em pleno exercício de seus direitos políticos, mediante requerimento por escrito ao presidente da Câmara.

Neste ano, preside a comissão o vereador Paulo Kleinübing; o vereador Carlos Delgado é o vice; e os vereadores Cristiano Bonapace, Márcia Fumagalli e Marcelo Lemos completam o grupo.


Anterior

Leite reúne o secretariado pela primeira vez no novo governo

Após prestação de informações, Câmara libera obra da BRK Próximo

Após prestação de informações, Câmara libera obra da BRK

Deixe seu comentário