URUGUAIANA JN PREVISÃO

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Emenda parlamentar garante projeto do Hospital Federal

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Acompanhado de Heitor Schuch, Marcus Querol entrega a Alckmin proposta para criação de hospital.

Uma excelente notícia para Uruguaiana e região. O deputado federal Heitor Schuch (PSB) anunciou a destinação de R$ 500 mil para elaboração do projeto do Hospital Federal Transfronteiriço em Uruguaiana. Os recursos serão repassados por meio de emenda parlamentar do Deputado ao Orçamento de 2024.

Na última semana, em Brasília, Schuch articulou um encontro entre o vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marcus Querol, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Na ocasião, Querol entregou ao vice-presidente a proposta de criação do hospital. “Com muita alegria e satisfação conseguimos avançar mais um passo rumo ao tão sonhado Hospital Federal. Entreguei nas mãos do vice-presidente a nossa proposta, destacando sua importância para Uruguaiana e para atender as demandas dos municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde”, disse Querol.

A expectativa é utilizar os recursos oriundos desta emenda para a elaboração do projeto. “Vamos debater com a Santa Casa, com os municípios e conselhos de saúde, e com a comunidade, e identificar as principais demandas, identificar o que precisa ser acrescentado. E a partir daí, o projeto será construído”, explica o vice-reitor.

Quero explica que a demanda pela construção de um hospital universitário em Uruguaiana vem desde a implantação da Unipampa no município, que oferta cursos na área da saúde. Neste ano, através do projeto Brasil Participativo e dos anúncios de investimentos para a área da saúde, a esperança dos entusiastas do projeto se renovou. Em julho deste ano, a moção para criação do hospital foi apreciada e aprovada na Conferência Nacional de Saúde. Querol integrou a comitiva que representou Uruguaiana no evento.

 “O hospital agregaria também todos os municípios que fazem parte da fronteira, que totalizam quase 500 mil pessoas. Então é um sonho que já passou até mesmo pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro)”, enfatiza o vice-reitor.

Quero também destacou que se trata de um hospital 100% SUS, que possibilitará o atendimento equalitário e gratuito para toda a comunidade, e que também contribuirá com a formação de novos profissionais, visto que será um hospital universitário. “O Hospital Federal em Uruguaiana contribuirá tanto para a formação de graduandos e pós-graduandos e fixação desses profissionais na região, quanto para a qualificação da rede de assistência em saúde na Fronteira, que se encontra debilitada”, argumenta.

Por fim, Querol destacou que esta é uma vitória de todos. “É uma vitória de todos. E preciso registrar também a importância do trabalho de toda comissão, de todos que vem apoiando o projeto, como a vereadora Marcia Fumagalli, que levou a demanda até o deputado Schuch, bem como a Prefeitura”, finalizou.

Uruguaiana participa de Operação Varejo Legal Anterior

Uruguaiana participa de Operação Varejo Legal

Uruguaiana terá selo contra violência doméstica Próximo

Uruguaiana terá selo contra violência doméstica

Deixe seu comentário