Moção
Escola do Legislativo é homenageada no plenário
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A escola foi criada pela Resolução Nº 122017, em 30 de maio de 2017.
Na última semana a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarrago recebeu moção de congratulações no Plenário da Câmara Municipal. A homenagem foi uma proposição do vereador Egídio Carvalho (PP).
Na ocasião, o proponente ressaltou a condução exemplar dos trabalhos realizados pelo diretor e parabenizou sua atuação no período de 2021 a 2023, como Diretor da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL) para a Região Sul, que engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Também foi destacada sua seleção para integrar a comitiva da ABEL que participará da 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), a ser realizada na Sede das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, nos dias 14 e 15/9. Nesse encontro, o Banco Mundial reunirá representantes de mais de 40 países para discutir a cooperação mundial em prol da capacitação de servidores públicos, elevando assim o nome da Casa Legislativa de Uruguaiana ao âmbito internacional.
A escola
A escola foi criada pela Resolução Nº 12/2017, em 30/5/2017. A inauguração ocorreu em uma Sessão Especial no dia 19/6 do mesmo ano, iniciando suas atividades logo em seguida.
Tem como objetivo oferecer aos vereadores, servidores e estagiários da CMU suporte conceitual e treinamento para elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização; qualificar os vereadores e os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando a sua formação em assuntos de interesse da Câmara Municipal;
Também visa capacitar a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo, em especial na compreensão da elaboração, tramitação, votação e execução dos projetos de lei e das políticas públicas; desenvolver atividades de treinamento e de adaptação dos servidores em estágio probatório; estimular a pesquisa técnico acadêmica voltada às atividades desenvolvidas pela CMU, em cooperação com outras instituições de ensino.
A escola realiza mensalmente formações que são abertas ao público, o último ocorreu no dia 20/6, com o tema Gestão pública sustentável: elaboração de Plano de Logística Sustentável (PLS), realizado pelo Senado Federal, através do Instituto Interlegis.
Deixe seu comentário