Estado atinge nível Ouro no Programa Nacional da Transparência Pública
O Programa Nacional da Transparência Pública, publicou o resultado da avalição dos sites de instituições governamentais. Os sites do governo do Estado, obtiveram o prêmio nível Ouro. Conforme a avaliação realizada pelo Sistema Tribunais de Contas ao longo do segundo semestre do ano, os portais do Poder Executivo gaúcho alcançaram um índice de transparência de 87,35%. De acordo com os critérios do programa, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o nível Ouro é obtido quando o produto avaliado atende a 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%, o que garantiu ao governo o direito ao Selo de Transparência. O resultado foi informado em 14 de dezembro.
Esta foi a segunda edição do levantamento nacional do Sistema Tribunais de Contas. A iniciativa tem por objetivo fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais. Foram avaliados cerca de 8 mil portais públicos da União, estados e municípios brasileiros dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Garantir informações completas e acessíveis, dados financeiros e uma página para o atendimento ao cidadão estão entres os critérios avaliados.
"Tornar acessíveis à população as informações relevantes sobre a administração é dever de todo governo. Alcançar o nível Ouro pelo segundo ano seguido é um resultado importante e que nos desafia a aprimorarmos cada vez mais este trabalho", destacou a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.
Em 2022, primeiro ano da avaliação, o governo do Estado também havia alcançado o nível Ouro. No entanto, os critérios para 2023 foram revisados pela Atricon. O trabalho para aprimorar a transparência dos portais do Poder Executivo do Rio Grande do Sul foi coordenado na administração estadual pela SPGG, com apoio da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação (Secom). Integrantes das três pastas e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) atuaram ao longo de seis meses em 2023.
Deixe seu comentário