URUGUAIANA JN PREVISÃO

Bom Dia Engenharia

Evento debate desburocratização ambiental com presença de Ana Pellini

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) realizou ontem, 19/12, mais uma edição do seu tradicional evento 'Bom Dia Engenharia', que tem como objetivo debater temas relacionados ao desenvolvimento econômico social do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o tema escolhido pelo presidente, engenheiro Luis Roberto Ponte, e sua equipe foi: 'Burocracia do Governo na área ambiental emperra investimentos em novos empreendimentos'. Participaram organismos e entidades envolvidos e afetados pelo assunto, entre eles a secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, que acaba de ser convidada para ser a número dois no Ministério do Meio Ambiente.

A abertura do evento foi feita pelo presidente Ponte. Ele assumiu a presidência da entidade no ano passado, justamente com a meta de resgatar seu papel como grande fórum de debates de temas relevantes relacionados com o desenvolvimento. Autor da Lei das Licitações (Lei nº 8 666), o Engenheiro traz a experiência acumulada em décadas de vida pública e em entidades de classe. Foi deputado federal constituinte, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e secretário do Desenvolvimento do RS. Fundador e diretor-presidente da Construtora Pelotense, de Porto Alegre, presidiu o Sinduscon-RS e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tendo igualmente sido vice-presidente do Sistema Fiergs/Ciergs, entre outros cargos.

Dos debates participaram, além de Ana Pellini, o secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, Maurício Fernandes, o presidente da Famurs, Antonio Cettolin e a superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Cláudia Pereira da Costa.


Secretaria Executiva

Ana Pellini é agora esperança de desburocratização no Governo Federal. Ela será "a segunda pessoa mais importante do ministério [Do Meio Ambiente]", como disse o governador José Ivo Sartori durante o lançamento do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul, na terça-feira, 17/12. Famosa pelo trabalho na redução da burocracia para a concessão de licenças ambientais, ela vai ocupar a Secretaria-Executiva do Ministério do Meio Ambiente.

Servidora pública do Estado e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição onde atuou como professora, Ana também é mestre em Administração Pública. Foi auditora da Secretaria da Fazenda do Estado, diretora geral do Tribunal de Justiça, diretora geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública - pasta que também comandou de fevereiro a maio de 2007 - e presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) de maio de 2007 a agosto de 2009. Esteve à frente da Secretaria Geral de Governo entre agosto de 2009 e dezembro de 2010.

Antes de assumir a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atuava como secretária de Licenciamento e Regularização Fundiária da Prefeitura de Porto Alegre.

O futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, decidiu convidar Pellini para o cargo pelo seu bom desempenho na diminuição da chamada "burocracia ambiental". À frente da Secretaria, ela conseguiu reduzir o tempo de licenciamento de até 900 dias para 40 dias. Encurtar esses prazos foi justamente uma das recomendações que Jair Bolsonaro fez para Ricardo Salles quando o indicou para comandar o Ministério.

TJ mantém bloqueio e instaura caos em Uruguaiana Anterior

TJ mantém bloqueio e instaura caos em Uruguaiana

Câmara aprova alteração que permite parcelamento do 13º salário Próximo

Câmara aprova alteração que permite parcelamento do 13º salário

Deixe seu comentário