Enchente
Executivo discute ações de apoio às famílias
Na manhã de terça-feira, 24/10, o prefeito Ronnie Mello (PP) se reuniu com o vice-prefeito Fernando Tarragó (União Brasil) e com os secretários municipais para tratar a respeito das ações desenvolvidas para auxiliar as famílias atingidas pela enchente.
Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou que os números são preocupantes e que a mobilização das equipes, bem como da comunidade, deve se fortalecer para sanar as dificuldades das pessoas atingidas. “Os problemas que estamos enfrentando hoje são enormes e estamos vencendo dia a dia cada um deles, porém, temos que olhar lá na frente, pois essas famílias retornarão para as suas, muitas delas com nada ou muito pouco do que sobrou. Vamos fortalecer nossas parcerias e focar no atual e no futuro atendimento”, disse o Prefeito ao determinar que todas as secretarias ampliem as suas ações.
Os secretários apresentaram ao prefeito Ronnie Mello os relatórios das atividades, apontando as dificuldades, como a resistência das famílias em saírem de suas casas. “As famílias aguardam até o último momento para saírem de casa e isso acaba acumulando os atendimentos. A central de atendimento criada pela Prefeitura para atender as vítimas da enchente tem nos ajudado muito, mas precisamos acima de tudo de conscientização”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, Frederico Pellegrini.
O Rio Uruguai continua crescendo em Uruguaiana. Cerca de 1,1 mil pessoas estão fora de suas casas, algumas alojadas nos abrigos e outras nas residências de amigos e familiares.
As famílias dos abrigos municipais estão recebendo refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta), que são encaminhadas pela Prefeitura com apoio de instituições e grupos organizados. As pessoas que optaram por ficar em barracas perto de suas casas estão recebendo atenção da assistência social. Os profissionais da Saúde, vem atuando com equipes no atendimento primário e a Secretaria de Meio Ambiente, diante da necessidade, auxilia as famílias atingidas que possuem animais domésticos. A Secretaria de Segurança e Trânsito também está engajada. Através de ronda ostensiva e guarda permanente, eles trabalham na segurança das famílias que estão nos abrigos e monitoramento das áreas de risco. Os servidores da Secretaria de Infraestrutura, com o apoio do Exército, Bombeiros e Marinha, atuam na retirada das famílias das áreas de enchente.
Deixe seu comentário