URUGUAIANA JN PREVISÃO

Municípios

Famurs entrega reivindicações ao Governador

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu, na quarta-feira, 1/11, um encontro entre os presidentes das associações regionais de municípios com o governador Eduardo Leite (PSDB). 

A principal pauta do encontrou foi a flexibilização do decreto estadual nº 56.939/2023, que instituiu o Sistema de Monitoramento de Convênios Administrativos, e que vincula a adesão dos municípios a seis programas estaduais como condição para o acesso a recursos importantes, como repasses do Programa Avançar. 

O Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê), o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), o Programa Rede Bem Cuidar RS, o Programa de Regularização de Poços (Poço Legal) e o Programa ProClima 2050 estão elencados no decreto como obrigatoriedade.  

De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, a grande preocupação é com o fechamento de contas em 2023. "Estamos atuando na defesa dos municípios. Apresentamos a proposta de um prazo maior para adesão total ao decreto, de pelo menos três meses, para que os municípios consigam se adaptar diante das dificuldades de receitas e compromissos das prefeituras que são imensos, pois é no município que chegam às demandas da população", disse. 

 

Justiça Militar amplia canais para dar visibilidade às suas ações Anterior

Justiça Militar amplia canais para dar visibilidade às suas ações

Prefeito negocia alterações no acordo dos precatórios Próximo

Prefeito negocia alterações no acordo dos precatórios

Deixe seu comentário