URUGUAIANA JN PREVISÃO

Comissão do Mercosul

Frederico propõe debate sobre estrutura da Ponte Internacional

Felipe Dalla Valle/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 41-Frederico Antunes destacou a importância do debate neste momento.

Ocorreu nesta quarta-feira, 1/3, a primeira reunião de 2023 da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, neste ano presidida pela deputada Adriana Lara (PL). A reunião teve a presença do deputado Frederico Antunes (PP), que levou à pauta as condições estruturais da Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres.

Antunes aproveitou o debate sobre o Mercosul para anunciar que protocolou requerimento de audiência pública para debater “o estado de conservação das estruturas da Ponte Internacional”. Conforme ele, a iniciativa considera as recentes dificuldades estruturais da ponte.

Ele destacou que a ponte é “uma obra de arte, que teve sua construção iniciada em 1942 e inauguração em 1945” e que fora “projetada com as normas técnicas de dimensionamento, tanto em cargas a suportar, como o fluxo e a tonelagem bem diferentes do que é apresentado nos dias atuais. Portanto, se faz necessário que o tema seja discutido.

Outro ponto levantado pelo Deputado é a importância da Ponte. “O movimento da Ponte Internacional representa em torno de 30% do total do comércio exterior do Brasil sobre rodas, gerando uma movimentação anual financeira da ordem de U$ 9 bilhões, segundo dados da Receitar Federal”, disse.

Frederico diz que deverão estar presentes neste encontro representantes do DNIT, da Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Justiça Federal, Prefeitura de Uruguaiana, Câmara de Vereadores de Uruguaiana, entidades vinculadas ao comércio exterior, Ministério Público e órgãos de segurança.

Obras de reforço

Desde setembro do ano passado, a Ponte Internacional vem recebendo reparos após o rompimento da laje, logo no início da travessia pelo lado brasileiro, o que chegou a ocasionar a interrupção do tráfego no local para veículos pesados e manutenção apenas o tráfego para veículos leves, no sistema Pare e Siga.

Atualmente o cruze entre Uruguaiana e Paso de los Libres está sendo realizado no sistema Pare e Siga, no km 725 da BR-290, desde o último dia 23 de fevereiro. A medida seguirá em vigor até o dia 12 de março, em razão da execução de serviços de reforço da laje na região central do arco de acesso à ponte. O trânsito está em meia pista no local.

Prioridade federal

Ainda em janeiro, o governador Eduardo Leite (PSDB), junto com os demais governadores, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apresentou três obras prioritárias para o Estado, divididas em três eixos. Entre elas está a requalificação da Ponte Uruguaiana-Paso de Los Libres.

A reunião ocorreu poucos dias depois do anúncio feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, do conjunto de obras federais prioritárias nos primeiros cem dias de governo. Dentre elas, 13 projetos em diferentes fases de execução contemplam o Rio Grande do Sul e a recuperação emergencial da Ponte Internacional é um deles. Na ocasião, o prazo estipulado pelo Ministro para entrega da recuperação da ponte foi a primeira quinzena de março.

Estrutura é discutida em reunião com embaixador argentino Anterior

Estrutura é discutida em reunião com embaixador argentino

Leite se reúne com Lula para discutir combate à estiagem Próximo

Leite se reúne com Lula para discutir combate à estiagem

Deixe seu comentário