Ponte Internacional
Estrutura é discutida em reunião com embaixador argentino
Felipe Dalla Valle/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 41-Pauta foi levantada pelo deputado uruguaianense Frederico Antunes.
A estrutura precária da Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres foi discutida em reunião entre a Assembleia Legislativo e o Governo do Estado com o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli.
O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 2/3, em Porto Alegre. Scioli reuniu com o governador Eduardo Leite (PSDB) e com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado uruguaianense Frederico Antunes (PP). Também estiveram presentes o governador da província de Missiones, Oscar Herrera Ahuad; o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo.
A ponte
A situação estrutural da ponte foi um dos assuntos levantados por Antunes, que nesta semana também protocolou um pedido de audiência pública sobre o tema. O Deputado destaca que “o movimento da Ponte Internacional representa em torno de 30% do total do comércio exterior do Brasil sobre rodas, gerando uma movimentação anual financeira da ordem de U$ 9 bilhões, segundo dados da Receitar Federal”. Além disso, é um dos principais pontos de entrada de turistas no país. Somente no mês de fevereiro 200 mil pessoas cruzaram a fronteira Brasil/Argentina por aqui.
O assunto está na pauta desde setembro passado, quando a Ponte Internacional passou a recebendo reparos após o rompimento da laje, logo no início da travessia pelo lado brasileiro. A situação chegou a ocasionar a interrupção do tráfego no local para veículos pesados e manutenção apenas o tráfego para veículos leves, no sistema Pare e Siga.
Atualmente o cruze entre Uruguaiana e Paso de los Libres está novamente sendo realizado no sistema Pare e Siga, no km 725 da BR-290, desde o último dia 23 de fevereiro. A medida seguirá em vigor até o dia 12 de março, em razão da execução de serviços de reforço da laje na região central do arco de acesso à ponte. O trânsito está em meia pista no local.
Estreitar relações
“O encontro foi uma oportunidade de estreitarmos relações entre os países. Foi debatido na audiência a possibilidades de colaboração bilateral entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, visando o desenvolvimento econômico”, disse Frederico sobre a reunião.
Antunes destacou também oportunidades de relações bilaterais com a Província de Misiones no que diz respeito também ao fornecimento de gás natural e ao turismo.
A fala segue a linha que vem sendo adotada também pelo Governo Federal, que prometeu apoio ao país vizinho para financiar a segunda parte do projeto de construção do gasoduto Néstor Kirchner, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
A Argentina precisa de um financiamento de US$ 689 milhões para a obra, que ampliará o escoamento das reservas não-convencionais de Vaca Muerta, em Neuquén, próximo à província de Santa Fé. O projeto original passa por Uruguaiana, onde está instalada termelétrica Uruguaiana, da Âmbar Energia, seguindo até Triunfo e permitindo conectar de fato o gás argentino à malha integrada de gasodutos do Brasil.
Em contrapartida, o país vizinho garante que consegue vender gás natural ao Brasil com preços mais atrativos do que os valores atualmente pagos para a Bolívia, de onde o país importa atualmente.
Ao final do encontro, Scioli convidou o Governador para uma visita oficial à Argentina e ao presidente Alberto Fernández.
Deixe seu comentário