Clínica Renal
Município repassa recursos extras para conserto de máquinas
O Poder Executivo irá repassar R$ 150 mil ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), para custear o conserto de 12 máquinas de hemodiálise da Clínica Renal Municipal, que estão paradas.
A decisão do mandatário foi anunciada nesta segunda-feira, 30/10, e serão utilizados recursos oriundos da sobra do duodécimo da Câmara de Vereadores, que foram adiantadas ao Executivo. Ainda conforme a Prefeitura Municipal, o valor já foi depositado em conta do Poder Executivo no dia 26 de outubro e a empresa prestadora do serviço de manutenção iniciou os trabalhos nesta segunda-feira, 30/10.
O serviço da Clínica Renal é mantido pelo Município, custeado com recursos oriundos da própria Prefeitura Municipal e do Ministério da Saúde, e administrado pelo Hospital Santa Casa por meio de um convênio.
Na semana passada, o CIDADE destacou o cenário de dificuldades enfrentado pelo serviço em razão das máquinas estragadas. Na ocasião, a gestora Thaís Aramburu, disse que entre as medidas tomadas para sanar o problema estava a solicitação à Prefeitura Municipal e à Câmara, para que seja repassado um valor extra para o pagamento do conserto das máquinas, tanto das peças como dos técnicos.
Terceiro turno
Com a maior parte das máquinas estragadas – apenas dez estão em funcionamento – pacientes e familiares relataram atrasos nos procedimentos e preocupação com a continuidade dos tratamentos.
A saída encontrada pelo HSCU foi impor um terceiro turno de trabalho na Clínica, que está funcionando até às 22h. De acordo com o administrador hospital Claudinei Valim, não há pacientes sem tratamento. Conforme ele, dez pacientes estão realizando a hemodiálise a cada turno – manhã, tarde e noite. Atualmente, são 54 pacientes em diálise, todos de Uruguaiana
Deixe seu comentário