URUGUAIANA JN PREVISÃO

EMEB José Francisco

Programa Educar para a Cidadania é apresentado na Câmara

Divulgação/Ascom/CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Estudantes pediram por melhorias nas ruas Eustáquio Ormazabal e Iris Valls.

Um projeto criado na Escola Municipal Ensino Básico José Francisco Pereira da Silva, busca desenvolver ações que instiguem os estudantes a vivenciar e interagir com a política e o poder público municipal. Por proposição do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), professores e estudantes do 9º ano utilizaram a tribuna livre da Câmara nesta terça-feira, 28/6, para apresentar detalhes do programa, nomeado "Educar para a Cidadania".

As etapas do projeto foram dívidas em visita ao entorno da escola, levantamento de problemas, proposição de soluções, produção de uma "Carta Aberta" com demandas para os parlamentares da Câmara Municipal.

"O Educar para a Cidadania foi feito com e pelos alunos. A apresentação [da carta aberta] é uma forma para que vocês [vereadores] possam pensar junto conosco em uma solução para o nosso bairro", explicaram os professores.

As estudantes do 9º ano do José Francisco apresentaram como demandas principais, melhorias nos acessos pelas ruas Eustáquio Ormazabal e Iris Valls, que apresentam uma vala a céu aberto e falta de calçadas para segurança dos alunos, que precisam "concorrer com os carros e motos" por espaço.

Para reforçar as dificuldades enfrentadas, a carta cita ainda a morte de um aluno dos anos iniciais após ser atropelado em 2018. O acidente foi causado pela falta de infraestrutura nas vias.

Na oportunidade, foram solicitadas providências aos vereadores, considerando os sérios riscos aos alunos. "Os problemas afetam diretamente nossas vidas. Somos 634 estudantes que na maioria vão e voltam a pé para escola. Estudar é um direito e um dever, que está deixando de ser prazeroso por ser perigoso", registra a carta lida pelas alunas da escola.

Os vereadores elogiaram a iniciativa e a importância para a formação cidadã dos jovens, colocando-se a disposição para acompanhamento das demandas junto ao Poder Executivo.

O secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, Joalcei "Juca" Gonçalves esteve presente e registrou o encaminhamento de obras por parte do executivo na rua Iris Valls. Segundo Juca, dois processos licitatórios não tiveram empresas interessadas, assim, a segunda alternativa foi definida com a aquisição de aduelas para ampliar o sistema de drenagem da vala, com previsão de entrega do material no dia 2 de julho e execução pela Secretaria. Também será limitada a via para trânsito pesado.

Após a obra, o planejamento inclui implantação de faixa elevada e as obras de recuperação da rua Eustáquio Ormazabal, com fechamento d

RS terá redução de quase 6% do ICMS sobre o diesel Anterior

RS terá redução de quase 6% do ICMS sobre o diesel

Centro especializado para atender alunos com deficiência é sugerido Próximo

Centro especializado para atender alunos com deficiência é sugerido

Deixe seu comentário