Terceiro ano consecutivo
RS é campeão do ranking de oferta de serviços digitais
Thiago Rodrigues imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - RS lidera nas três dimensões avaliadas, capacidade, oferta e normatização para disponibilização de serviços públicos digitais.
Repetindo o desempenho de 2022 e 2021, o Rio Grande do Sul obteve o primeiro lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Pela terceira vez consecutiva, ele lidera com o portal rs.gov.br o ranking nacional que avalia o nível de maturidade digital dos Estados brasileiros.
O resultado foi conhecido na cerimônia de premiação realizada na quinta-feira, 20/7, em Brasília, da qual participaram a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, e o diretor-presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs), José Antonio Leal, além de outros servidores do Estado.
“A melhoria dos serviços prestados ao cidadão e a desburocratização dos processos são o eixo central na estratégia digital do governo do Estado. Este resultado consolida o Rio Grande do Sul como referência no país na prestação de serviços digitais, um trabalho que nos orgulha e, ao mesmo tempo, nos estimula a ampliar ainda mais a oferta à população”, enfatizou Danielle.
Seguido por Goiás e pelo Rio de Janeiro, na segunda e terceira colocação, respectivamente, o Rio Grande do Sul lidera nas três dimensões avaliadas: capacidade para a oferta de serviços digitais (como acesso, identificação e simplificação das funcionalidades); oferta de serviços digitais (direitos e obtenção de documentos); e normatização sobre modernização da oferta de serviços públicos digitais (legislação de desburocratização e governo digital). O índice de maturidade digital dos três Estados é considerado ótimo.
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