Possíveis candidatos
Secretários municipais terão até abril para deixar o cargo
O primeiro turno das eleições está marcado para daqui exatamente um ano. Às 8h da manhã do domingo, dia 6 de outubro de 2024, os primeiros votos em prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios começarão a ser depositados nas urnas e, ainda neste mesmo dia, os novos representações municipais serão conhecidas. Por isso, a partir de agora, agremiações e lideranças políticas passam a estar de olho no calendário que antecipa o pleito.
Caso o eleitor tenha faltado a obrigação em 2022 sem justificar a ausência, é preciso pagar uma multa e regulamentar sua situação à Justiça Eleitoral para poder votar em 2024. Para quem faz 16 anos e quer fazer o título de eleitor, ou os que completam 18 e precisam, o prazo final para emissão do documento é cinco meses antes da votação – no caso de 2024, o requerimento precisa ser encaminhado até o dia 6 de maio.
Em abril, no dia 6, os secretários municipais ou ocupantes de cargo de confiança que pretendem concorrer devem se fastar da função. Em Uruguaiana, pelo menos seis secretários e adjuntos têm os nomes especulados. Entre os cargos de confiança e funcionários ligados ao Governo, são pré-candidatos funcionários da Guarda Municipal, Educação, Desenvolvimento Social, Gabinete do Vice-Prefeito e Secretaria de Cultura.
Esta é a primeira data marcante do Calendário Eleitoral 2024. Além dela, outras devem ser observada, não somente pela esfera política, mas também pelos eleitores.
As principais datas
6 de abril - Faltando seis meses para as eleições, secretário municipal ou ocupante de cargo de confiança que pretende concorrer precisa se descompatibilizar da função até esta data.
6 de maio - Prazo limite para emissão do primeiro título de eleitor.
8 de maio - Faltam 151 dias para o primeiro turno das eleições. É nesta data que se define quais cidades terão segundo turno: são aqueles municípios que atingirem a marca de pelo menos 200 mil eleitores.
5 de agosto - Termina o prazo para realização das convenções partidárias.
15 de agosto - Data máxima para registros de candidaturas.
30 de agosto - Começa a campanha eleitoral obrigatória na tv e no rádio no primeiro turno.
26 de setembro - Data limite para o eleitor quitar multas por falta de justificativa ou pedir segunda via do título eleitoral.
3 de outubro - Termina a campanha eleitoral obrigatória na tv e no rádio no primeiro turno.
6 de outubro - Data do primeiro turno da eleição.
27 de outubro - Segundo turno para prefeito em cidades com mais de 200 mil eleitores.
Deixe seu comentário