URUGUAIANA JN PREVISÃO

Senado aprova congelamento do coeficiente do FPM

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) anunciou na quinta-feira, 6/12, que a proposta que congela os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até a divulgação do Censo 2020 foi aprovada pelo Senado.

No Rio Grande do Sul, o congelamento abrange 13 municípios, entre eles Uruguaiana. Além do nosso município, a medida beneficia Agudo, Crissiumal, Cruz Alta, Giruá, Planalto, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, São Borja, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sinimbu e Tenente Portela. O pedido havia sido feito pelos gestores dos municípios.
Ao telefone com o presidente da CNM, Glademir Aroldi, o deputado Pedro Westphalen (PP) comemorou a notícia: "essa conquista da CNM atinge diretamente os municípios que deixarão de perder milhões do FPM, trazendo um folego aos prefeitos. Uma grande notícia para celebrarmos neste final de ano. Parabéns a todos envolvidos nesta luta municipalista. Eu estarei sempre ao lado de vocês nessa busca de mais município e menos Brasília", destacou o parlamentar. O texto segue agora para sanção presidencial.


Histórico

A atualização da contagem populacional é um pleito recorrente da entidade municipalista, debatido com órgãos governamentais e órgãos de controle. Desde 2015, representantes da CNM e gestores locais se reúnem com técnicos e diretoria do IBGE, deputados e senadores e com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreio, para sensibilizá-los sobre os impactos dos dados na administração municipal. Além disso, a Confederação promoveu e participou de várias mobilizações em que destacou o tema.
A CNM também protocolou ofício na Presidência da República e, em todas as situações, apresentou, por meio de estudos, os impactos negativos para os Municípios referentes às divergências na estimativa populacional. A entidade ainda reforçou essas dificuldades enfrentadas pelos gestores e conferências e outros eventos realizados pelo próprio IBGE. Há grande expectativa para a realização do Censo em 2020.

Parlamento aprova orçamento do município para 2019 Anterior

Parlamento aprova orçamento do município para 2019

Iniciada licitação para construção do acesso ao Loteamento Olavo Rodrigues Próximo

Iniciada licitação para construção do acesso ao Loteamento Olavo Rodrigues

Deixe seu comentário