eleições 2022
TRE/RS oficializa tempo dos candidatos no horário eleitoral gratuito
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) realizou ontem, 19/8, reunião com os representantes partidários e de emissoras de rádio e TV para oficializar o tempo e a ordem inicial de aparição dos candidatos na propaganda eleitoral gratuita.
O tempo é dividido 90% levando em conta o tamanho das legendas e 10% distribuído de forma igual entre os candidatos com representação na Câmara dos Deputados. Como a maior parte do cálculo é feito com base no número de deputados federais eleitos na eleição passada e sendo a fusão do Dem e PSL a sigla com maior representação, o apoio do União Brasil foi peça chave para que o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) seja o 'dono' do maior tempo, com três minutos e 44 segundos.
Os candidatos ao governo do estado terão seus programas veiculados às segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h e 12h nas rádios e às 13h e 20h nas emissoras de TV. Os programas terão 25 minutos, apresentando, pela ordem, candidatos ao Senado (cinco minutos), a deputado estadual (outros dez minutos) e finalmente ao governo.
Às terças, quintas-feiras e sábados, nesta ordem, o eleitor acompanhará os candidatos à presidência da República e a deputado federal, com 12 minutos e 30 segundos para cada cargo, dividido entres os candidatos. Aos domingos, rádios e TVs não transmitem a propaganda eleitoral gratuita, no entanto há inserções distribuídas aos partidos veiculadas de domingo a domingo.
Há um rodízio entre os partidos, sendo que o último a veicular seu programa será o primeiro a aparecer no subsequente, fórmula repetida até o final do período do horário eleitoral gratuito, que vai até o dia 29 de setembro. Como há uma sobra de cinco segundos para governador e de dois segundos para senador, o último a apresentar seu programa terá esse tempo acrescido dentro do rodízio.?
Governo do Estado
Na divisão do tempo de propaganda para os concorrentes ao Palácio Piratini, Leite ficou com 3 minutos 44 segundos; Edegar Pretto (PT) tem 1 minuto 33 segundos; Onyx Lorenzoni (PL) tem 1 minuto 31 segundos; Luis Carlos Heinze (PP) tem 58 segundos; Vieira da Cunha (PDT) tem 44 segundos; Vicente Bogo (PSB) tem 41 segundos; Roberto Argenta (PSC) tem 28 segundos; e Ricardo Jobim (Novo) tem 16 segundos.
Carlos Messalla (PCB), Paulo Roberto (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU) não têm acesso ao horário eleitoral.
Senado
Já na corrida ao Senado, a candidata com maior tempo é Ana Amélia Lemos (PSD), com 1 minuto 54 segundos; Olívio Dutra (PT) terá 48 segundos; Hamilton Mourão (Republicanos) terá 47 segundos; Comandante Nádia (PP) terá 30 segundos; Professor Nado (PDT) terá 23 segundos; Airto Ferronato (PSB) terá 21 segundos; eMaristela Zanotto (PSC) terá 15 segundos.
Fabiane Sanguiné (PSTU) e Paulo Rosa (DC) não têm acesso ao horário eleitoral.
Deixe seu comentário