estadual e federal
Uruguaiana tem dez candidatos a deputado
imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nomes conhecidos como Eric Lins e Frederico Antunes são alguns dos candidatos.
Durante as eleições deste ano, dez uruguaianenses vão buscar uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Destes, seis disputam o cargo de deputado estadual e quatro de deputado federal. Confira os nomes.
Um dos grandes destaques é o atual vice-prefeito José Fernando Tarragó, aposta do Republicanos para a Assembleia. Com 35 anos de vida pública, ele foi, de acordo com o presidente municipal da sigla, Efrain Saltz, "uma decisão unanime entre os quadros do partido". Filho de família tradicional de Uruguaiana, Tarragó foi o primeiro médico ortopedista do município. Na polícia, foi vereador e presidente da Câmara.
O deputado estadual Frederico Antunes buscará seu sétimo mandato na AL. Aos 53 anos, também foi vereador, secretário de Estado e no atual mandato foi líder do governo na Assembleia - quando comandou a articulação responsável pela aprovação de propostas polêmicas como a reforma previdenciária e privatizações. Deixou o cargo em junho para apoiar a candidatura de Luiz Carlos Heinze (PP) para governador do Estado.
Mais uma aposta do PP de Uruguaiana, o vereador José Carlos Zaccaro também busca o cargo de deputado federal nas eleições de outubro. O médico ortopedista está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, tendo sido eleito em 2020, com vereador mais votado. Zaccaro protocolou um pedido de afastamento como vereador, que deverá ser apresentado hoje no plenário da Casa, para que consiga realizar campanha pela região.
Tanto o PDT quanto o PT lançam dois nomes para a Assembleia. O primeiro aprovou os nomes do vereador José Clemente Corrêa, também com vasta experiencia política, e da empresária Manoela Rosa Couto, que ocupou uma cadeira na Câmara no ano passado, enquanto Clemente estava licenciado, no comando da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.
Já o PT tem como candidatos a deputado estadual Everton Maninho e Gabrieli Vaz. Nas eleições municipais de 2020, Maninho concorreu a prefeito e Gabrieli a vereadora. Segundo o presidente municipal do PT, Irani Soares, a presença de ambos na disputa municipal foi o que levou a escolha de seus nomes.
Entre os candidatos a deputado federal, Eric Lins (PL) foi o primeiro a ter sua candidatura aprovada, na semana retrasada. Atualmente deputado estadual, Lins buscará agora mandato em Brasília. Segundo o político, o convite para concorrer a um espaço na bancada gaúcha da Câmara partiu de Onyx Lorenzoni, candidado do PL para o Piratini.
Outro nome confirmado na semana retrasada é o de Luis Fernando Braite, do Podemos, que também estreou na política em 2020, concorrendo a vereador.
Paulinho Vargas teve sua candidatura oficializada nesta segunda-feira, 1/8, pelo PSD, também concorre a deputado federal. Vargas atuou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e foi candidato a vereador e a prefeito em eleições anteriores.
Deixe seu comentário