URUGUAIANA JN PREVISÃO

SAÚDE

Bebidas alcóolicas: qual é o limite seguro de consumo?

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Consumo excessivo pode ser fatal, já que leva a um quadro de envenenamento por álcool.

Há poucos dias, a morte de um homem de 42 anos em uma cidade no interior do estado de Goiás levantou um alerta acerca do quanto de álcool é seguro ingerir. Isso porque ele teria sido encontrado morto após ingerir um litro de cachaçacomo se estivesse tomando um shot de tequila, durante uma aposta.

Não se sabe ao certo quanto de álcool o homem ingeriu ao longo da noite, mas de modo geral, tomar tanta bebida alcóolica em tão pouco tempo — foram questões de segundos, segundo o vídeo divulgado sobre o episódio da cachaça — pode ser fatal, já que leva a um quadro de envenenamento por álcool, quando o corpo não consegue metabolizar todo o álcool, desencadeando inúmeras complicações.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, “níveis muito altos de álcool no corpo podem desligar áreas do cérebro que controlam a respiração, os batimentos cardíacos e a temperatura corporal, resultando em morte”. No mundo todo, o problema é mais comum entre os homens.

Nívelde tolerância

Não há uma regra específica para determinar o quanto de álcool pode ser fatal para um indivíduo. Diferentesvariantes impactam essa equação, como:rapidez com a qual a pessoa bebe; porcentual de álcool na bebida; ter comida antes de beber álcool; peso corporal; idade; sexo; uso de medicamento; questões genéticas; e possível resistência ao álcool.

Com tantas particularidades, o parâmetro principal deve ser o quão bem (ou quão mal) uma pessoa está se sentindo. Entre as dicas para aproveitar uns drinks com maior segura está alternar as doses com um copo de água e consumir alimentos antes da ingestão de álcool.

Consumo excessivo

Segundoa Diretrizes Alimentares Americanas, no caso das mulheres, quatro ou mais bebidas alcoólicasem uma única ocasiãojá é considerado consumo excessivo de álcool. Entre os homens, o número sobe para cinco ou mais bebidas alcoólicas em um intervalo de, no máximo, algumas horas. Nesses casos, no mínimo, a pessoa enfrentará uma severa ressaca.

Quando pode ser fatal?

Para medir a concentração de álcool no organismo, a forma mais precisa é a alcoolemia —a concentração de álcool no sangue (CAS). Os níveis podem variar de 0% (sem álcool) ou mesmo ultrapassar 0,4%, quando a ingestão é mais rápida que a capacidade de metabolização do fígado e se torna potencialmente fatal. Esta porcentagem limite também pode ser lida como 0,4 grama de álcool para cada 100 mililitros de sangue.

Quando o indivíduo chega ao patamar de envenenamento por álcool, o atendimento médico é considerado de urgência. Para salvar a vida da pessoa, os profissionais de saúde podem recorrer a diferentes estratégias, incluindo a filtração externa do sangue, através da diálise.

Confirma na tabela como diferentes porcentagens de álcool no sangue afetam um indivíduo, segundo a American Addiction Centers (AAC).

Remédio faz com que uma em cada três pessoas largue o cigarro Anterior

Remédio faz com que uma em cada três pessoas largue o cigarro

Conheça o calendário de vacinação para quem tem mais de 60 anos Próximo

Conheça o calendário de vacinação para quem tem mais de 60 anos

Deixe seu comentário