"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
UTI Covid
Com doação de respiradores, Santa Casa montará mais cinco leitos
Por volta das 17h desta quinta-feira, 18/3, pousou no Aeroporto Ruben Berta o avião da FAB trazendo cinco ventiladores mecânicos (respiradores) destinados ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana. Os equipamentos foram doados à instituição a partir de ação capitaneada pelo Instituto Cultural Floresta (ICF), com apoio da Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural e Fundação Pioneiros e participaram também mais de uma dezena de pequenos doadores
Denominado Ventilador Pulmonar Inteligente (VI - C19), o equipamento tem uma tecnologia inovadora, desenvolvida pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom e custo abaixo do que concorrentes no mercado (R$ 36 mil, enquanto os demais custam cerca de R$ 60 mil).
Paralelamente, o Hospital Santa Casa de Uruguaiana está realizando readequações físicas em sua estrutura visando acomodar mais cinco leitos destinados a pacientes com covid-19, em estado grave e necessitando de terapia intensiva. As obras de adequação já começaram e devem ser concluídas ainda nesta semana.
Será nesse espaço que os ventiladores serão instalados. Tão logo chegaram à instituição - foram entregues à gestora Thaís Aramburu e ao prefeito Ronnie Mello - os equipamentos começaram a ser montados.
Os ventiladores
Na primeira fase do projeto do ICF foram doados 30 respiradores a rede de saúde de Porto Alegre, adquiridos com recursos alcançados pelos diretores e conselheiros do Instituto. A partir daí o grupo iniciou a mobilização em outras regiões. O presidente do Conselho do Floresta, Claudio Goldsztein, conta como nasceu a mobilização: "O Instituto Cultural Floresta começou a receber pedidos de alguns hospitais para que ajudasse a adquirir respiradores porque estavam com muita demanda, e faltavam máquinas para que as equipes trabalhassem. Em paralelo, a prefeitura de Porto Alegre nos procurou com o mesmo objetivo. O Floresta rapidamente conseguiu desenvolver uma parceria com a empresa TACOM, pelo projeto INSPIRAR. Estamos chamando as empresas, as entidades e a população em geral para contribuir para que possamos comprar 100 respiradores".
Goldsztein ressalta que a negociação não era simples. Era preciso garantir que a empresa tivesse disponibilidade de estoque, que venderia para a entidade e que a tecnologia fosse aceita pelos hospitais de Porto Alegre. O Floresta constatou que o equipamento tem todas as certificações necessárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da aprovação pelos Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios), o laboratório de testes ligado ao Hospital da PUCRS, um dos mais respeitados do país.
Deixe seu comentário