"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Nota técnica
Ministério da Saúde regulamenta leitos 'extras' de UTI
Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Saúde regulamentou os leitos extras que vêm sendo instalados em hospitais por conta da alta demanda de internação em terapia intensiva de pacientes com covid-19. Agora eles passam a se chamar Leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP).
Os LSVPs são, na prática, leitos de UTI, mas estão sujeitos a um regramento específico, visando lhe dar condições de operação considerando o cenário de guerra vivido nos hospitais brasileiros. De acordo com a nota técnica, "esse tipo de leito tem como objetivo apoiar as unidades covid". Eles podem tratar pacientes em estado grave, que necessitem de suporte ventilatório não invasivo e invasivo, inclusive pacientes em estado de choque e instabilidade hemodinâmica, até o remanejamento à unidade de referência hospitalar que possua leitos de UTI para o enfrentamento da covid-19.
A regulamentação tem como objetivo 'regularizar' os leitos extras, mas observando o cenário atual. Um dos pontos considerados, por exemplo, é a escassez de recursos humanos. Enquanto uma unidade de UTI convencional exige uma equipe assistencial completa para cada dez leitos, os LSVPs poderão ter uma equipe para cada 15 leitos. De acordo com a nota técnica, o dimensionamento dos leitos de suporte ventilatório pulmonar utilizará como base os parâmetros de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e conta com toda a segurança necessária ao paciente
Com a nova definição, o Hospital Santa Casa conta no momento com dez leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19 (cadastrados como UTI), 45 leitos clínicos exclusivos para covid-19, e onze LSVPs - os oito leitos de UTI Geral, que já haviam sido reorganizados como apoio para a UTI Covid e os três leitos que até o momento eram chamados de retaguarda.
Deixe seu comentário