Saúde nas escolas
ESFs realizam trabalhos educativos em escolas públicas
Desde a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), em 2006, as Estratégias da Saúde da Família (ESF) de Uruguaiana iniciaram ações junto as escolas das redes Municipal e Estadual.
O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Tudo isso através de metodologias voltadas a Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas. “Hoje temos 100% das escolas vinculadas e as ESFs engajadas nas atividades. Cada mês são realizadas atividades com temas diferentes”, destaca a enfermeira Lilian Stumm. Cada ESF fica responsável pelo atendimento das escolas dentro da sua área de abrangência, tanto as escolas municiais como as estaduais.
As atividades desenvolvidas abordam diversos temas, como sexualidade, drogas, prevenção ao suicídio, higiene pessoal, dengue, obesidade, direitos humanos, qualidade de vida, entre outros. As ações têm como objetivo contribuírem para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
No início do ano é elaborado um cronograma de ações e temas que devem ser trabalhados ao longo do ano nas instituições juntos das crianças e jovens. “O trabalho das estratégias junto aos educandários acontece durante todo o ano, e também são desenvolvidas ações com grupos de gestantes, hipertensos ou diabéticos”, enfatiza Lilian.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde.
Deixe seu comentário