URUGUAIANA JN PREVISÃO

pandemia

Johnson & Johnson iniciará testes de fase 3 da vacina para Covid-19

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A empresa Johnson & Johnson anunciou, nesta quarta-feira 23/9, que irá começar testes de fase três da sua candidata a vacina para a Covid-19. Essa é a última etapa de testes, vai incluir cerca de 60 mil voluntários em oito países, inclusive no Brasil, e aceitará participantes com idades acima dos 60 anos e com doenças preexistentes. A idade mínima para participar é de 18 anos.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já havia autorizado, no mês passado, os testes da imunização no país. A autorização da agência previa a participação de 7 mil voluntários em 7 estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo). Depois, foi divulgado também um recrutamento de 800 pessoas no Distrito Federal.

A vacina da Johnson, cujo nome oficial é Ad26.COV2.S, será aplicada em dose única em metade dos voluntários. A outra metade receberá um placebo (substância inativa) e servirá de grupo controle. A determinação de quem vai receber a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de "duplo-cego").

Além do Brasil, a vacina da Johnson também deverá ter testes de fase 3 na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e nos Estados Unidos. Os locais foram escolhidos pela alta incidência da Covid-19.

Se a eficácia e a segurança da vacina forem comprovadas, a expectativa é de que ela esteja disponível no início de 2021 para uso emergencial, segundo a empresa.


Dos nove internados por coronavírus, seis são mulheres Anterior

Dos nove internados por coronavírus, seis são mulheres

Pesquisadores da UFRGS desenvolvem equipamento de desinfecção de EPIs Próximo

Pesquisadores da UFRGS desenvolvem equipamento de desinfecção de EPIs

Deixe seu comentário