pandemia
Pesquisadores da UFRGS desenvolvem equipamento de desinfecção de EPIs
Um grupo multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolveu modelos de equipamentos para facilitar a descontaminação dos equipamentos de proteção individual (EPIs), utilizados por profissionais da saúde no combate ao coronavírus.
Conforme a professora responsável pelo projeto, Liliana Féris, o estudo envolve o teste e produção de três protótipos para a desinfecção utilizando ozônio e raios ultravioleta em modelo de cabine, outro de câmara e outro de bastão.
"A cabine de desinfecção para o profissional paramentado por EPIs, onde ele passa pela cabine e depois possa tirar os materiais com segurança. Uma câmara de desinfecção de EPIs e o bastão de raios ultravioletas que será passado no profissional paramentado, é um equipamento de desinfecção de superfícies.", explica a professora.
Segundo a pesquisadora, é necessária a desinfecção mesmo que os EPIs não sejam reutilizados, visando a segurança dos profissionais envolvidos no descarte e coleta dos materiais também.
O estudo da equipe multidisciplinar já está em fase de testes nos laboratórios da UFRGS. Segundo a professora, o projeto conta com empresas parceiras, que vão atuar na fabricação dos protótipos.
Deixe seu comentário