Doenças Crônicas
Saúde cria Rede de Apoio a pacientes com Lúpus e Fibromialgia

Daiany Mossi. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Projeto busca acolhimento humanizado e mais qualidade de vida para pacientes crônicos.
Nesta quarta-feira, 16/4, o Município criou nesta está criando a Rede de Apoio a Pacientes com Lúpus e Fibromialgia. A iniciativa é da Secretaria de Saúde e nasce a partir de uma demanda crescente da comunidade. Durante a tarde de ontem, a SMS se reuniu com um grupo 70 pacientes diagnosticados com essas duas doenças, objetivando apresentar propostas e ouvir as principais demandas de quem convive com essas doenças crônicas, muitas vezes invisibilizadas no sistema de saúde.
O projeto foi impulsionado pela mobilização de um grupo de mulheres que, de forma contínua, buscava a Secretaria de Saúde para reivindicar melhores condições de tratamento e atenção às doenças. Agora, com o fortalecimento do diálogo entre pacientes e poder público, o projeto começa a sair do papel e será colocado em prática, oferecendo suporte mais estruturado e acolhimento humanizado às pessoas diagnosticadas com as doenças.
O objetivo da rede é centralizar o atendimento a estes pacientes, de forma que elas possam contar com um atendimento multiprofissional, e ainda capacitar os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF) para o acolhimento destes pacientes.
A estruturação da Rede de Apoio às Pacientes com Lúpus e Fibromialgia começa focada nas pessoas já cadastradas no Sistema único de Saúde (SUS) e que possuem a carteira de identificação de paciente crônico. Atualmente, o município registra mais de 150 pessoas cadastradas e monitoradas pela Secretaria.
De acordo com a chefe do Gabinete da Saúde, Daiany Mossi, o documento garante uma série de benefícios em serviços públicos e privados, além de facilitar o acesso a atendimentos prioritários. “É uma doença silenciosa, invisível, precisamos criar políticas públicas que facilitem o diagnóstico e a procura por ajuda.”
A Rede de Apoio contará com uma sala de acolhimento para a promoção de reuniões periódicas com os pacientes, trabalho de médicos especialistas, psicólogos e educadores físicos, com foco em um atendimento multidisciplinar que vá além do tratamento medicamentoso. A expectativa é oferecer suporte contínuo e personalizado, promovendo qualidade de vida e dignidade para as pacientes acerca da doença.
Para receber o atendimento, os pacientes devem ir até a sala da Policlínica Adulta, localizada junto à Saúde.
Deixe seu comentário