Vacinação nas fronteiras
Vacinação nas fronteiras também para libreños
No próximo dia 19/11, terá início a campanha de vacinação nas fronteiras, implementado pelo Ministério da Saúde. O período se estenderá até o dia 28/11. A vacinação terá como público-alvo pessoas de todas as faixas etárias, residentes e estrangeiras dos municípios cidades gêmeas nacional e internacional, não vacinadas ou sem comprovação de vacinação, em conformidade com o calendário de vacinação de cada país.
Destaca-se que as ações de vacinação serão implementadas nas cidades gêmeas e as respectivas cidades do país vizinho serão convidadas para aderirem à agenda, proporcionando assim, ações conjuntas e simultâneas entre os países.
Segundo nota do Ministério da Saúde, a meta é atualizar a situação vacinal da população de acordo com o calendário nacional de vacinação. A campanha tem como objetivo melhorar os índices de cobertura vacinal nessas localidades e, com isso, evitar novos casos e a reintrodução de doenças imunopreveníveis em território nacional.
Os países e os municípios que fazem fronteira com o Brasil foram convidados a aderir ao Plano de Ação, que envolve 10 estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul, contemplando as 33 cidades que fazem fronteira com a Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai.
Serão utilizados como indicadores de monitoramento e avaliação da estratégia as coberturas vacinais dos seguintes imunizantes: Vacinas Poliomielite; Tríplice Viral; Covid-19; Febre Amarela; Pentavalente e Pneumocócica-10.
Em Uruguaiana, durante a campanha de vacinação a Sala de Vacinas do Posto Central (ESF 21) vai ter o seu horário ampliado. A vacinação também vai acontecer em pontos estratégicos, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Oeste), no Porto Seco Rodoviário e o Sest/Senat. Os horários de vacinação ainda não foram definidos.
Municípios de fronteira no Brasil
Segundo dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) dos 5.570 municípios brasileiros, 588 estão localizados na faixa de fronteira terrestre, correspondendo a 16,7% do território brasileiro. 33 municípios são considerados cidades gêmeas, 89 tocam a linha de fronteira e 466 não tocam a linha de fronteira.
A extensão da faixa de fronteira no Brasil corresponde a 16,9 mil Km, 150 Km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional e abrange 11 estados distribuídos nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do País. A população nas cidades gêmeas, corresponde a 1,3 milhão de pessoas. A maior área de fronteira está localizada na Região Norte e corresponde a dois terços do território nacional. A Região Sul apresenta, no entanto, a maior quantidade de municípios localizados na faixa de fronteira, sendo o Rio Grande do Sul (196), Paraná (139) e Santa Catarina (83).
Deixe seu comentário