Marisele Velasques
Setembro amarelo
A campanha brasileira chamada de Setembro amarelo tem como objetivo discutir formas de combater o suicídio e ajudar pessoas que estão apresentando doenças mentais com esse desejo, trabalhando com a mídia para promover a discussão sobre o tema. Ela iniciou em 2015 porque desde 2003, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A depressão é apresentada como uma das maiores causas para esse desejo, e falar sobre o assunto ou conviver com quem está sentindo essa dor na alma parece ser um tabu até hoje. Por isso, o mês dedicado a esse tema.
Precisamos estar atentos com quem convive conosco, pessoas com o desejo de tirar a própria vida apresentam sinais e falam abertamente sobre o tema, como um pedido de ajuda. Sua dor e tristeza é tão intensa, que nada ou ninguém consegue convencer que existe uma solução para qualquer problema, então emitem sinais claros que preferem dar um fim a dor e infelizmente acreditam que ela só acaba com essa triste atitude. Com a pandemia o número de doenças mentais sendo diagnosticadas e a depressão aumentou significativamente, basta acompanharmos as pesquisas mais recentes, e isso não se resume somente a adultos, mas as crianças e adolescentes também.
Não se engane com sorrisos e fotos bonitas demonstrando felicidade plena, por trás de tanta beleza pode estar acontecendo algum tipo de sofrimento. Aprenda a perceber mais seus familiares e amigos, ouça o que falam ou o que escrevem em suas redes sociais. Alguém pode estar pedindo ajuda ou se despedindo. Cuide as suas palavras, elas podem levantar ou derrubar alguém, e aprenda a filtrar o que você ouve ou vê. Foque no que te faz realmente feliz e te trás paz. Aprecie o simples e aprenda a dizer para as pessoas que você ama e o quanto são importantes e necessárias em sua vida. Se valorize e lute também por objetivos pessoais, isso trará ânimo e desafios diários. E principalmente, não desista de você e não permita que algum conhecido desista, tente ser luz na escuridão de outra pessoa. A vida é linda e ao mesmo tempo cheia de desafios, e precisamos aprender a conviver com o não para apreciar com mais alegria o sim. Olhe para o que você tem ou conquistou, é seu mérito, e não para o que é dos outros, cada um tem sua história, escolhas e tempo. Não se compare a ninguém, você é único e importante para outras pessoas também.
Infelizmente quando alguém desiste de viver ela já pediu ajuda de inúmeras maneiras, e quem fica além de se culpar por não ter conseguido ajudar, conviverá com a dor de ver alguém desistir. O Setembro Amarelo é para dizer que você não está só e existe solução para esse sofrimento. Deus te ama e quer transformar essa dor em paz e alegria de viver. Tenha fé! "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem de pela manhã." Salmos 30.5
Por favor, preste mais atenção nas pessoas, tem muita gente pedindo ajuda.
Deixe seu comentário