URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Pereira Velasques

Fobia escolar

Ser professor requer coragem para enfrentar desafios diários e outros desconhecidos. Situações que desacomodam e nos fazem estudar, pesquisar, descobrir formas de ajudar a resolver. Vivenciando algumas, descobri um tema já conhecido pela psicologia, mas que ainda pode ser novo para muitas famílias e colegas educadores: fobia escolar.

 A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, é uma ansiedade desproporcional à circunstância em si. A fobia escolar consiste em um medo exacerbado que a criança sente em ir para a escola e está relacionada com a ansiedade face ao desconhecido e, muitas vezes, com as mudanças de ciclo escolar, recusando-se em ir inventando vários motivos.

Seus sintomas variam, mas vale a pena observar e procurar ajuda de profissionais como Psicólogos e Psiquiatras. Geralmente crianças com essa fobia choram descontroladamente, têm ataques de raiva, ficam paralisadas, agarradas aos seus pais e se recusam a conversar em situações sociais. Episódios assim acontecem na Educação Infantil principalmnte com a adaptação, mas se os sintomas continuarem por seis meses ou mais já passa de um estado de normalidade, é hora de investigar. As causas de muitas fobias ainda são desconhecidas pelos médicos. Apesar disso, há fortes indícios de que possa estar relacionada ao histórico familiar, levando a crer que fatores genéticos representem um papel importante na origem do medo persistente e irracional. Traumas também podem desencadear esse problema.

A escola fará o seu papel pedagógico, os professores tentarão oferecer o melhor para acolher e ajudar na adaptação da criança, mas é na família que as fobias serão melhores trabalhadas como: tentar entender porque o filho não quer ir à escola ouvindo com atenção; conversar e passar segurança; organizar uma rotina em casa e também orientar sobre a do ambiente escolar; se alegrar com as pequenas conquistas em ficar na escola e participar das atividades.

No momento da situação pode até parecer birra, ainda mais se a criança já teve experiências em ambientes escolares, mas em nenhum momento podem decidir em ir ou não na escola. Está na lei que toda criança deve estudar, o estado oferece, as vagas estão disponíveis, os profissionais para atender o estudante também, mas se a família não buscar ajuda o problema pode aumentar e as responsabilizações legais baterem à porta. Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) toda criança e adolescente tem direito à educação visando o seu pleno desenvolvimento e preparo para o exercício da sua cidadania. É dever de toda a sociedade zelar por esse direito, até mesmo buscando profissionais da área de Saúde Mental.

Dia de quem ensina Anterior

Dia de quem ensina

Sem desfiles Próximo

Sem desfiles

Deixe seu comentário