URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

AVC

A definição padrão de AVC, recomendada pela OMS, é a seguinte: Comprometimento neurológico focal (ou às vezes global), de ocorrência súbita e duração de mais de 24 horas (ou que causa morte) e provável origem vascular. Segundo dados do portal Arpen Brasil (Associação de Registradores de Pessoas Naturais), 105.755 pessoas morreram vítimas do problema, em 2021, número maior que o registrado em 2020 (103.073). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

O AVC é mais comum a partir dos 50 anos, além da incidência dobrar a cada década a partir dessa idade. Também chamado de derrame, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Entre janeiro e abril de 2022, os AVCs e infartos foram as principais causas de mortes no Brasil. De acordo com dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, foram registradas 32.127 mortes por AVC e 32.093 por infartos.

A médica neurologista Sheila Cristina Ouriques Martins, explica os tipos existentes de AVC. "Existe o AVC isquêmico, que ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo no cérebro e que pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia)". "Já o AVC hemorrágico é quando acontece um rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia", completa. O AVC pode deixar sequelas, como a paralisação de um lado do corpo, prejudicar a fala ou afetar a visão. Essas consequências serão temporárias ou permanentes dependendo da recuperação.

Especialistas dividem as causas em dois motivos principais: Mudanças no estilo de vida. A camada jovem da população atual apresenta mais casos de obesidade, diabetes e hipertensão que antigamente - e essas doenças estão diretamente relacionadas aos acidentes vasculares cerebrais. De acordo com dados oficiais, apurados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) junto ao Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, a cada hora, 11 brasileiros morrem em decorrência de um AVC. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é causado pela interrupção do fluxo sanguíneo para determinada região do cérebro, levando à redução de nutrientes e oxigênio para a área afetada, causando assim sofrimento e morte celular local.

Atualmente, existem estudos afirmando que 1 a cada 3 pessoas que tiveram um AVC terão outro. Porém, existem formas de reduzir os riscos e prevenir a ocorrência de um novo AVC. No mundo, o AVC mata seis milhões de pessoas a cada ano. No Brasil o AVC é a segunda causa de morte e incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. Além do trabalho preventivo na Atenção Primária, as pessoas devem estar atentas aos sinais do AVC para a busca imediata de atendimento.

Os principais são perda de força súbita e/ou dormência súbita de um braço e/ou perna e/ou face, especialmente em metade do corpo; dificuldade de falar ou entender a fala; tontura; alterações visuais súbitas em um olho, nos dois olhos ou na metade de cada olho; dor de cabeça súbita e intensa, diferente do habitual. Ao suspeitar que uma pessoa esteja tendo um AVC, peça para ela sorrir e veja se um lado do rosto não mexe. Verifique também se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move e se apresenta fala enrolada. Identificando alguma ou mais de uma dessas situações, ligue imediatamente para o 192. Previna-se! 

Sensatez Anterior

Sensatez

Recordistas Próximo

Recordistas

Deixe seu comentário