URUGUAIANA JN PREVISÃO

Governo Federal

Duas obras no município são prioridades do novo governo

Michelle Khouri/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ponte Internacional que liga Uruguaiana e Paso de Los Libres é uma das prioridades.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na quarta-feira, 18/1, o conjunto de obras federais prioritárias nos primeiros cem dias de governo. Para o Rio Grande do Sul, estão previstos 13 projetos em diferentes fases de execução, desde a entrega de trechos duplicados até o lançamento de licitação para novas intervenções. A meta é cumprir todo o plano até a metade de abril.

Dentre as intervenções, Uruguaiana aparece na lista das obras com previsão de entrega até o mês de abril. Trata-se da recuperação emergencial da Ponte Internacional Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, que liga o município até a cidade argentina de Paso de Los Libres. Em setembro de 2022, o trânsito de veículos de carga sobre a ponte precisou ser bloqueado pela deterioração da estrutura. Em dezembro, o Dnit concluiu a primeira etapa de recuperação e liberou o tráfego nos dois sentidos. A previsão de entrega da recuperação da ponte é até a primeira quinzena de março.

Já na lista de obras que terão ordem para início de serviço, está a assinatura de contrato para nova ponte do Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui.  A meta do governo é assinar o contrato para a construção da ponte sobre o Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui, até a primeira quinzena de março. A construção fica na BR-472. Atualmente há uma ponte de ferro ligando os dois municípios. A antiga estrutura foi construída em 1888 e será substituída pela nova.

No Estado

A extensão da Rodovia do Parque (BR-448) até Portão e a conclusão da nova ponte do Rio do Sinos ficaram de fora do plano dos primeiros cem dias, pois não teriam condições de ser concluídas até meados de abril.

A finalização da nova ponte do Guaíba, considerada uma obra mais complexa, também ficou fora do radar neste primeiro momento. O governo ainda não se pronunciou sobre a possível inclusão da ponte em uma concessão, hipótese estudada pela gestão passada. Ainda restam quatro alças para finalizar e não há contrato em vigor para a obra. Isso não significa que estas obras ficarão paralisadas, mas que estão fora do plano de metas de cem dias.

Estudantes iniciam as Trilhas de Aprofundamento em 2023 Anterior

Estudantes iniciam as Trilhas de Aprofundamento em 2023

Duas obras no município são prioridades do novo governo Próximo

Duas obras no município são prioridades do novo governo

Deixe seu comentário